Missa de Santos Óleos abre celebrações da Semana Santa

Publicação: 2019-04-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Dentro da programação das missas para estes dias da Semana Santa, hoje é celebrada a Missa dos Santos Óleos, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, às 8 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. A celebração, a última antes do Tríduo Pascal, deve contar com a participação de todos os padres da Arquidiocese, além dos diáconos, religiosos e de fiéis leigos. Outra celebração importante para o ritual é a Missa da Santa Ceia, popularmente conhecida como Missa do Lava Pés.

Tradicional Missa da Santa Ceia, representa o último encontro de Cristo com seus apóstolos
Tradicional Missa da Santa Ceia, representa o último encontro de Cristo com seus apóstolos

Durante o ritual da manhã desta quinta-feira, são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e é consagrado o óleo do Crisma, a serem utilizados nos Sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos e Crisma, no decorrer do ano, nas paróquias.

Nessa missa, também é celebrada a Unidade da Igreja, na qual o bispo reúne o clero, religiosos e leigos, em torno do altar. Nela, os padres renovam suas promessas sacerdotais e os fiéis leigos se comprometem a rezar pelo bispo.

Significado
Óleo do Crisma é uma mistura de óleo de oliveira e bálsamo do Oriente, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar a força e o perfume de Cristo. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem (diaconato e sacerdócio). A cor que representa esse óleo é o branco. Assim, a ampola que o contém é revestida de um véu branco.

O Óleo dos Catecúmenos é usado pelas pessoas que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno (como o óleo que penetra em seu coração), o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu que reveste a ampola ou o vaso que o contém é vermelha.

Óleo dos Enfermos é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor ea morte, segundo a igreja católica. A cor do véu que cobre a ampola é roxa.

Durante toda esta Semana Santa, a Catedral Metropolitana celebrou  várias missas e a programação segue até o próximo domingo (14), encerrando com a celebração da Páscoa.

Também será celebrada hoje, na Catedral, às 19h, a missa da Santa Ceia; na sexta-feira, às 15h, a celebração da Paixão do Senhor; no sábado, às 19h, Vigília Pascal; e, no domingo, 21, a Missa da Ressurreição será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas.

Retiro
Indo de acordo com as celebrações da Semana Santa, a Comunidade Católica Shalom promove a partir desta sexta-feira o “Retiro de Semana Santa”, de 19 a 21 de abril, no Instituto Maria Auxiliadora, no bairro do Tirol, em Natal. O retiro acontece todos os anos, com o objetivo de proporcionar aos participantes uma boa preparação para a vivência dos ritos litúrgicos, além de trazer uma reflexão sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

A programação das celebrações da Semana Santa, nas demais paróquias está disponível no site da Arquidiocese Natal.











continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários