quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Mnangagwa toma posse no Zimbabue nesta sexta, 24

- Publicidade -

Emmerson Mnangagwa tomará posse como presidente do Zimbábue nesta sexta-feira (2$), informou a emissora estatal do país, um dia após a renúncia de Robert Mugabe, que estava no poder desde 1980. O partido governista A União Nacional Africana de Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF, na sigla em inglês) escolheu Mnangagwa, que é conhecido pelo apelido de Crocodilo, como sucessor de Mugabe, informou a ZBC, única emissora de televisão do país. Foi a mesma rede de TV que, cerca de uma semana atrás, informou que os militares haviam tomado o controle do governo e que a família de Mugabe estava em prisão domiciliar.

A demissão de Mnangagwa do posto de vice-presidente foi o estopim para a crise na nação do sul da África. A intervenção militar resultou em manifestações favoráveis à queda de Mugabe nas ruas, nos primeiros protestos livres no país em décadas. Mugabe tem 93 anos e era o mais velho chefe de Estado no mundo. Na base aérea de Manyane, perto de Harare, uma multidão se reuniu para receber Mnangagwa, que chegou a fugir uns dias do país, após receber a informação de que haveria um plano do governo para matá-lo. No domingo, o ZANU-PF apontou Mnangagwa, de 75 anos, como líder do partido e candidato na eleição presidencial de 2018.

Após 37 anos no poder, Mugabe renunciou na terça-feira (21), atenuando assim a crise política que começou há uma semana, com a tomada do controle do país pelos militares.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas