sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Mobilizados pela dança

- Publicidade -

Yuno Silva
repórter

A Queda da Bastilha no apagar das luzes do século 18, a Primavera Árabe que sacudiu países do Oriente Médio e do Norte da África em 2010 ou a crescente horda Zombie Walk espalhada ao redor do mundo são exemplos dos hoje popularizados ‘flash mobs’. Durante a Copa do Mundo é a dança que estará no centro das “aglomerações instantâneas previamente combinadas para realizar determinada ação inusitada”. Em Natal, o projeto “Grande Dança Brasil 2014”, ação financiada pelo Ministério da Cultura, está com quase tudo pronto para ganhar as ruas da cidade em cinco ocasiões.
Em Natal, a coreógrafa Diana Fontes, que participa da equipe coordenada por Carlinhos de Jesus, convida todos para cair na dança
As doze sub-sedes do campeonato foram divididas em dois grupos, e Natal está no time do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus – o artista carioca desembarca no RN no próximo dia 12 de junho para participar do último ensaio. O outro time vinculado ao projeto do MinC está sob a tutela de Octávio Nassur, coreógrafo e idealizador do Festival Internacional de Hip Hop – FIH2.

A coordenação local do ‘flash mob’ natalense ficou à cargo das diretoras Diana Fontes e Bianca Dore, responsáveis pela realização do Encontro Nacional de Dança Contemporânea; elas convidaram 15 pessoas de vários nichos (balé clássico, dança contemporânea, hip hop, educação física) para formar a base da intervenção. E antes que perguntem é bom que se diga que todas estão recebendo cachê para participar da ação.

“A coreografia é bem simples e tem uma energia muito boa, foi pensada para que qualquer pessoa interessada e com alguma intimidade com o movimento também possa entrar na dança conosco”, adiantou Diana Fontes, informando que já trabalha com um grupo de 25 pessoas. “Até o dia 13 de junho, data da primeira apresentação, acredito que teremos mais gente envolvida”.

Estão agendadas cinco apresentações: dias 13 e 28 às 20h o flash mob da dança ocupa o Ponto Sete em Ponta Negra, dia 16 (17h30) a aparição será na calçada do shopping Midway Mall e dias 19 e 24 durante festival gastronômico junino na Praça Pedro Velho (Cívica) em Petrópolis. “Estamos no segundo ensaio, teremos mais dois na próxima semana, então ainda dá tempo de entrar nessa ciranda”, avisa.

Falando em ciranda, a coreografia criada por Carlinhos de Jesus terá seu momento circular,  verdadeiro convite para integração do público com a ação. “É um desafio, estamos criando situações justamente para pegar o público de surpresa. Os dançarinos estarão misturados com o público, à paisana, e podem aparecer de qualquer lugar em uma aglomeração crescente. Vai ser bem divertido”, aposta. Segundo a diretora, o equipamento de som ficará “escondidinho” para valorizar o clima de surpresa.

Diana, cujo nome foi indicado pelo núcleo de dança da Funarte como contato em Natal, sugeriu à produção local do Fifa Fan Fest que o primeiro dia (13 de junho) da intervenção seja feita na arena do evento montada na Praia do Forte. A produção geral do projeto “Grande Dança Brasil 2014” é da empresa paulista Sala de Produção.

A diretora informa que os interessados podem entrar em contato através do telefone 3206-0888 ou ainda buscar informações na escola de dança Espaço Vivo Natal (Av. Amintas Barros, 3036 – Lagoa Nova) onde os ensaios estão sendo realizados. “Simbora dançar minha gente!”, convidou Diana em seu perfil nas redes sociais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas