Moda leve para durar

Publicação: 2018-11-08 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter

As ruas têm sido inspiração para muitos estilistas ao redor do mundo. Alguns grandes nomes da alta costura francesa, por exemplo, costumam visitar grandes centros como Tóquio e Nova Iorque para absorver tendências e traduzi-las em peças originais, contemporâneas e cheias de personalidade. É nessa relação rua e moda que a jovem estilista potiguar Bia Souza transita.

Estilista Bia Souza busca inspiração nas tendências de rua, em destaque os kimonos, saias e vestidos. Ela diz que procura criar coleções curtas,  com peças leves que  podem ser combinadas de formas diversas, para formar looksatemporais
Estilista Bia Souza busca inspiração nas tendências de rua, em destaque os kimonos, saias e vestidos. Ela diz que procura criar coleções curtas, com peças leves que podem ser combinadas de formas diversas, para formar looks atemporais

Aos 25 anos, formada pela Istituto Europeo di Design (IED São Paulo) e com passagens por ateliês de importantes estilistas e fábricas de grandes grifes, a estilista estreia em Natal sua própria marca, “Bia Souza Fashion Brand”, lançando a coleção capsula “Summer Trend 2019”. Dentre as peças, vestidos, blusas, shortinhos, biquínis, maiôs e kimonos – segundo a potiguar, o carro chefe da coleção. As roupas são todas feitas à mão, versáteis e inspiradas nas cores e texturas da estação.

“A moda hoje é ditada pelas ruas. Observo muito as pessoas, pesquiso, viajo. Trouxe muitas ideias de fora pra cá, onde adequo ao nosso life style”, diz Bia Souza em entrevista ao VIVER. Mas o que ela quer dizer com “nosso life style”? “É um estilo veraneio. Roupas leves, fluidas, boas para ir à eventos na praia tanto quanto à barzinhos com amigos”.

A estilista conta que a relação das pessoas com a moda mudou bastante nas últimas décadas, principalmente com a internet, que deixou todo mundo mais informado. Essas mudanças, de acordo com a potiguar, refletiram na maneira como as pessoas se vestem, atraindo o olhar do mercado da moda para o movimento das ruas.

Sobre as ruas da capital potiguar, Bia Souza fala que não se baseia muito, pois sua intenção é justamente trazer ares novos para a moda local. “O que observo nas ruas daqui é como as pessoas estão absorvendo as tendências”, explica a natalense, que retornou à cidade em 2016, ano em que começou a estudar o mercado local para poder abrir o negócio. “Percebi que faltava na cidade peças que fossem únicas, que unissem qualidade, exclusividade e preço acessível”.

Bia Souza está trabalhando na coleção Summer Trend desde junho. Ela explica que o conceito de “coleção capsula” quer dizer que se trata de uma linha de peças com tiragem limitada e curta duração na vitrine. “Estamos trabalhando com essa dinâmica de coleções rápidas. No próximo mês já vamos apresentar outra coleção, voltada para o réveillon. Hoje a moda é muito dinâmica. Tem que se reinventar o tempo inteiro.  O que é tendência hoje pode ser que não seja mais amanhã”, comenta a estilista. A coleção também é composta de brincos, bolsas e óculos, mas não são feitos pela estilista. “São peças que eu filtrei e que cairiam bem com as roupas”.

A maior parte da matéria-prima que a potiguar utiliza para confeccionar suas roupas vem de São Paulo, mas ela também aproveita retalhos de tecido que chegam da Europa, por isso a sua linha de peças estampadas é de quantidade limitada. Ela ressalta, no entanto, que dá preferência para estamparias atemporais. “Porque permitem muito bem que sejam usadas no verão seguinte”, diz, aproveitando para citar como destaque desta estação a mistura pink com o azul. “Sou defensora de um guarda-roupa funcional, em que com poucas roupas se pode fazer muitos looks”.

Bia Souza leva uma vida bem acelerada. Além das questões administrativas que precisa resolver no dia-a-dia, ela também atende pessoas que procuram peças sob medida em seu escritório/ateliê. Entre uma coisa e outra, ela não pára de pesquisar e pensar nas coleções futuras. “Todo dia crio algo. Estou sempre com um caderninho”, afirma a potiguar, cujas principais referências na moda são marcas como Chloe e Cris Barros, bem como o estilista Nicolas Ghesquière.

A coleção Sumer Trend 2019 da Bia Souza Fashion Brand foi lançada no dia 30 de outubro, na Allure Store (Petrópolis). Além desse ponto de venda físico, em breve a marca vai iniciar a plataforma de vendas pelo Instagram.



continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários