sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Montalcino e seus vinhos

- Publicidade -

Gilvan Passos
[email protected]

Montalcino não é a denominação vitivinícola mais antiga da Itália, esta proeza cabe a Chianti Clássico, mas é, de longe, o berço do vinho mais importante da Toscana, e um dos mais importantes do mundo, o Brunello di Montalcino. A pequena cidade de apenas 5.946 habitantes dista 40 km da província de Siena, a qual pertence, está localizada na Toscana, região central do país, e é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2004. A versão mais aceita para a origem do seu nome atesta que Montalcino deriva de Mons Ilcinus (Monte dei Lecci), relacionando-a a forte presença de azinheiras (ilex, ilicis, uma espécie de carvalho), conforme consta no brasão da cidade. Epicentro de disputas militares contra Siena e contra Firenze entre o século XII e XVI, a corajosa cidade era então considerada uma fortaleza invencível, protegida por grossos muros e um grande forte, e assim o foi até 1559 quando os montalcinesi entregaram as chaves da cidade aos representantes de Cosimo de Medici, rendendo-se como a última cidade livre da Itália.

A comuna italiana é considerada uma fortaleza  protegida por grossos muros

A comuna italiana é considerada uma fortaleza protegida por grossos muros

Sua vocação para a produção de vinhos de qualidade remonta aos dois mil anos, como comprovam inúmeros achados arqueológicos da época etrusca. O seu grande vinho, o Brunello di Montalcino, surgiu somente no século XIX, quando alguns camponeses puseram-se a experimentar uvas de uma videira tradicionalmente cultivada naquela zona, conhecida como Brunello ou Brunellino, identificada em meados do século XIX como uma variedade (clone) da Sangiovese, reconhecida por sua forte capacidade de produzir vinhos com vocação para envelhecer. No entanto, este experimento só vingou de fato entre os anos de unificação da Itália, entre 1865 e 1869 quando a vinificação da Brunello em pureza, e com maturação em barris alcançaram os melhores resultados, tendo como patrono Clemente Santi, da famiglia Biondi Santi.

Em 1869 Clemente teve seu Brunello da safra de 1965 premiado com medalha de prata pelo Comizio Agrário di Montepulciano, e nos anos seguintes o Brunello obtém reconhecimento internacional, batendo alguns tintos franceses em Paris e Bordeaux. Mas a essa época o Brunello era um vinho para poucos, e somente na segunda metade de 1900 passou a símbolo nacional Made in Italy. Em 1966 o Brunello di Montalcino torna-se um vinho DOC, e em 1967 é criado o Consórzio Del Vino Brunello di Montalcino. Em 1980 ganha o status de DOCG, mas nesse mesmo ano foram produzidas apenas 63.583 garrafas. Em 1999 a importante revista americana Wine Spectator incluiu o Brunello entre os 12 melhores vinhos do século XX, e em 2006 coroa um Brunello na melhor classificação mundial. O vinho nasce no campo, onde o clima é moderado e a topografia segue orientações diversas, com elevação de 120 a 650, em solos variados de terrenos soltos e micro-ambientes diferentes que favorecem o cultivo da vinha, e onde o manejo é manual.

Condições para o Brunello di Montalcino
De acordo com o Consorzio Del Vino Brunello di Montalcino, seu órgão regulador, o Brunello é um vinho produzido com 100% Sangiovese, designada de Brunello em Montalcino, com rendimento de 8 toneladas por hectare, produzidas dentro do município de Montalcino, com estágio mínimo obrigatório de 2 anos em cascos de carvalho, seguido de afinamento de 4 meses em garrafa, e 6 meses para o Riserva. O engarrafamento é obrigatoriamente na região produtora e a liberação para o mercado de consumo só pode acontecer em 1º de janeiro após o 5º ano da colheita, e 1º de janeiro após o 6º ano da colheita para o Riserva. Portanto as safras mais jovens do Brunello e Brunello Riserva são respectivamente 2012 e 2011.

O grande vinho Brunello di Montalcino surgiu no século XIX

O grande vinho Brunello di Montalcino surgiu no século XIX

Os vinhos que Montalcino produz
A área geográfica de Montalcino é de 24.000 hectares, mas a superfície total de vinhedos da Denominação é de apenas 3.500 hectares. Destes 2.100 hectares pertencem a DOCG Brunello di Montalcino, seu principal vinho; 510 ha a DOC Rosso di Montalcino, 50 ha a DOC Moscadello di Montalcino, 480 ha a DOC  Sant’Antimo e 360 está destinado a outros vinhos não classificados. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas