sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Montando planejamento

- Publicidade -
Treinador Luizinho Lopes e o executivo de futebol, Armando Dessesards estão finalizando o planejamento que será proposto para a temporada 2019. Neste fim de semana estão definidas algumas prioridades para que então comece definitivamente o período de contratações, o que imagino não vai ser uma missão fácil para o América e por uma razão muito simples, a falta de calendário. Time rubro tem o Estadual, a Copa do Brasil e a Série D que tem uma dinâmica de disputa que não permite contratos alongados. Para empresários e jogadores, clubes na situação que está o América acabam sendo a última opção.
Falando em contratação
Vou insistir que dinheiro é importante na montagem de um elenco – aliás dinheiro é importante em quase tudo na vida – mas não é tudo. Permitam que eu volte lá no começo de 2018 quando o ABC anunciou as contratações, a maioria de apostas em jogadores que estavam encostados nos seus clubes de origem e com pouca qualidade técnica. E os caras não vieram de graça! Outro erro de quem montou e de quem avalizou as contratações foi o desequilíbrio na montagem do elenco. Um exemplo claro é que tinha muito atacante e apenas um meia. Tem um ponto que é básico para montar um elenco: é primordial que o time tenha força e velocidade. Volante lento? Meia que só dá toque de lado? Zagueiro lento? Não adianta contratar.
No limite
E um detalhe importante para 2019 é que a dupla ABC e América vai entrar no limite, sempre no fio da navalha. O ABC não suporta mais uma ano na Série C, assim como o América não resiste a mais uma temporada no buraco da D. Margem de erros é mínima! O América ainda mudou o perfil do futebol, mas o ABC não, pelo menos até aqui está tudo do mesmo jeito.
Distância
ABC e América abriram um fosso abissal em relação a outros times da região e se não houver uma mudança radical no modelo de gestão, na qualificação e profissionalização da gestão, o aprofundamento da distância será cada vez maior. E aqui não é problema de estrutura, de 7 a 1, nada disso. O distanciamento é fruto exclusivo dos sucessivos erros cometidos administrativos futebol do América que resultaram no rebaixamento para a Série D, mesma coisa no ABC com a queda e permanência na Série C.
Duas realidades 
A tabela da série B apresenta duas verdades “imexíveis” como diria Antônio Rogério Magri. Uma é que o Fortaleza não deixa escapar o acesso, e outra, é que o Sampaio Corrêa não tem faz para escapar do rebaixamento.

Série B 

Brigando contra a degola para a C, Boa, CRB, Paysandu e Juventude são os que apresentam riscos mais fortes, especialmente o Boa. A Terceirona 2019 está pintando como pauleira daquelas!
Tudo parado
Pelo menos até o fechamento da coluna, o ambiente do Globo é de férias absolutas. Com o proprietário do time com atenção voltada para a campanha política, nenhuma decisão foi tomada sobre o futuro da Águia para 2019. Quem fica, quem sai, quem será contratado. Expectativa é que a partir da próxima semana o planejamento comece andar no time de Marcone Barretto.
Fechamento da rodada
A terceira rodada do Campeonato Potiguar Segunda Divisão Loterias Caixa tem um jogo neste domingo. Três da tarde no Frasqueirão, na estreia do treinador Romildo Freire, o Cruzeiro enfrenta o Palmeira. As duas equipes perderam na primeira rodada e o confronto ganha cores de decisão.
Túnel do tempo
Do meu blog 31/07/2011: O prejuízo que o América está enfrentando de ter que jogar em Goianinha não pode ser colocado apenas na conta do Poder Público, mas é fato que é ele – o Poder Público – que tem uma parcela muito grande de responsabilidade. As autoridades sabiam desde 2009 que em determinado momento da história da Copa em Natal, o Machadão seria interditado e não tomaram – as autoridades – nenhuma medida para solucionar o problema que estava sendo criado. E olha que não foi por falta de aviso. As autoridades – responsáveis ou irresponsáveis – não deram a menor atenção para os alertas que receberam da FNF, imprensa e clubes. Todo mundo cobrou, avisou, lembrou, alertou e nada, absolutamente nada foi feito. O governo anterior e o atual, só prometem, mas ação prática nenhuma. Só conversa fiada.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas