Moradias populares serão entregues nesta sexta, 18, em Natal

Publicação: 2020-09-18 00:00:00
A conclusão das obras do Residencial Irmã Dulce, prevista para ocorrer em dezembro deste ano, irá beneficiar cerca de 2 mil pessoas em Parnamirim. O empreendimento está na fase final dos acabamentos e terá 768 apartamentos, todos da Faixa I do Minha Casa Minha Vida.

Créditos: Adriano AbreuMinistro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitou obras que estão paradas e em fase de conclusão em ParnamirimMinistro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitou obras que estão paradas e em fase de conclusão em Parnamirim

O Residencial Ilhas do Caribe, na mesma cidade, terá 496 apartamentos quando pronto, mas  pendências administrativas para homologar o contrato com a empreiteira atrasa a retomada das obras, paradas desde o ano passado. Os empreendimentos foram vistoriados pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, nesta quinta-feira (17). Nesta sexta-feira (18), Marinho entregará apartamentos populares nos Guarapes, zona Oeste de Natal. 

Durante a vistoria, Rogério Marinho disse que a orientação do Governo Federal é “que façamos todo o esforço para que essas obras sejam retomadas”. Ele citou que, assim como em Parnamirim, pelo menos outras 150 mil habitações estejam em processos semelhantes.

“O Ilhas do Caribe, que há quase dois anos estamos tentando fazer o processo de retomada, também paralisado há 3 ou 4 anos. É um prejuízo para a população, para o pagador de impostos. Temos propostas firmes: até o mês de outubro, a Caixa vai enviar, ao nosso ministério, a consolidação dessa proposta e imediatamente estamos orientados a fazer a validação. Esperamos em dezembro estar retomando esse empreendimento”, disse.

Sobre o Residencial Irmã Dulce, com estágio mais avançado de obras, a expectativa da Prefeitura de Parnamirim é que a entrega das chaves aconteça em dezembro deste ano. De acordo com o secretário de Assistência Social de Parnamirim, Jacó Jácome, a parte de documentação, pequenos reparos e urbanização do espaço ao redor do condomínio, uma das contrapartidas da Prefeitura, já foram feitas. 

“Estamos fazendo todo o chamamento do 1, 2 e 3. Já foi publicado no Diário Oficial, já foram publicados os nomes dos vencedores, são pessoas de baixa renda que se cadastraram há vários anos, estamos concluindo o 1 e o 2, o 3 já foi quase concluído. Significa dizer que, até 10 de dezembro, vamos entregar esses apartamentos para os parnamirinenses que mais precisam", disse o secretário. 

Entrega
Nesta sexta-feira (18), às 10h30, o ministro Rogério Marinho segue sua agenda no RN e participa da entrega do Residencial Professora Noilde Ramalho, para 224 famílias de baixa renda de Natal, no bairro Guarapes. No total, o empreendimento recebeu R$ 15,3 milhões em investimentos federais, incluindo aporte para a retomada da obra. As moradias fazem parte do Complexo Village de Prata, que vai abrigar 1.792 famílias de baixa renda.

À frente do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), essa é a terceira visita de Rogério Marinho ao Rio Grande do Norte nos últimos meses. Recentemente, ele acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma visita à cidade de Mossoró, no Oeste, no dia 21 de agosto, quando o chefe do executivo nacional inaugurou obras pelo Estado. 

Antes, no final de junho, Marinho visitou Natal e anunciou a liberação de recursos do MDR para trabalhos específicos no enrocamento e a engorda da praia de Ponta Negra, na Zona Sul da capital.