quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Moradores da Dionísio Filgueira aprovam mudanças

- Publicidade -

A avenida Dionísio Filgueira, em Petrópolis, foi mais uma a receber o projeto Via Livre pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). No trecho entre a Praça das Flores e a rua Major Afonso Magalhães os motoristas não podem mais utilizar a faixa da direita como estacionamento por prejudicar a visibilidade daqueles que trafegam pela rua Major Afonso. No entanto o espaço entre esta rua e a avenida Getúlio Vargas, que comporta em média três carros, ainda permite estacionamento e o lado esquerdo de toda a via também continua liberado.

O estacionamento foi proibido apenas na faixa da direita, no sentido Petrópolis-Praia do MeioAlém disso, o estacionamento na rua Major Afonso também ficou proibido. Quem dirige e trabalha por ali viu com bons olhos a mudança. “Antes, os carros ficavam parados dos dois lados e, como a rua é estreita, ficava tudo congestionado”, disse a vendedora de uma loja de conveniência na via, Maria José dos Santos. A farmacêutica Regina Azevedo, que faz o percurso diariamente, também agradeceu a mudança. “Antes era arriscado para entrar na Dionísio Filgueira, porque a gente não via os carros que vinham, então precisava colocar quase o carro todo para ver e arriscava uma batida”.

Segundo o secretário adjunto de trânsito da Semob, Haroldo Maia, não houve necessidade de proibir o estacionamento do lado esquerdo da  Dionísio Filgueira, nem entre a Major Afonso e a Getúlio Vargas porque o objetivo principal do projeto nesta via era a segurança dos motoristas que vêm pela Major Afonso e, como não há nenhuma rua que entra pelo lado esquerdo, não haveria perigo. Os taxistas concordaram com a medida. “Beneficiou sim porque os carros parados ali empatavam demais a visão, era muito arriscado”, disse o taxista Messias Oliveira.

Até o momento, o projeto foi implantado em seis vias da capital: Jaguarari, São José, Romualdo Galvão, Afonso Pena, Joaquim Fagundes e Dionísio Filgueira.

Via Costeira

Na avenida Governador Sílvio Pedroza, logo após o Farol Bar (pouco antes da Via Costeira), o desordenamento entre os veículos é problema para os motoristas, que se encontram por todos os lados e precisam decidir entre si de quem é a vez de passar, o que gera congestionamento e trânsito lento.

  Primeiro, os carros que vêm da Ladeira do Sol pela avenida Fabrício Pedroza se encontram com aqueles que vêm da  Governador Sílvio Pedroza, que se deparam com os que descem pela avenida Pinto Martins, que também precisam esperar aqueles que vêm pela outra direção da Via Costeira (sentido Ponta Negra/Centro). A falta de uma sinalização prejudica a agilidade do trânsito nesse local, que acaba ficando lento todas as vezes que os motoristas precisam esperar o outro passar, além do perigo provocado pela falta de atenção de quem dirige.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas