quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Morangos em Notting Hill

- Publicidade -
Alex Medeiros 
O black cab parou diante da feira hippie de Camden Town e nos enfiamos pelo labirinto de mesas e lojinhas. Saí dali com oito chapéus, uns bottons dos Beatles e Rolling Stones e um disco de Amy Winehouse, a ilustre moradora do bairro de Londres falecida dois anos antes. Jacqueline encheu a bolsa de anéis, lápis temáticos e pulseirinhas coloridas. Um novo táxi preto e vinte minutos depois descemos em Portobello Road, a rua famosa em Notting Hill.
Numa loja repleta de máquinas de costura, a vendedora decifrou nossa curiosidade quanto ao número 142 da rua, e sentenciou que todo turista em Notting Hill procurava sempre o mesmo endereço: a livraria de Hugh Grant onde surgiu o amor por Julia Roberts no filme de 1999. Apesar de ser uma sapataria, valeu a visita e as fotos. Completamos o passeio comendo dezenas de morangos suculentos em meio às casas brancas e à feira de antiguidades.
Foi impossível não lembrar do charmoso e cinematográfico bairro quando li, ontem, que Notting Hill, com seus doces e seus morangos, é de novo o cenário de um filme, Uma Confeitaria em Notting Hill, da diretora alemã Eliza Shroeder.
É o primeiro longa da cineasta, bastante conhecida por diversos curtas-metragens, com um roteiro sobre três mulheres de diferentes gerações que unem forças para abrir um negócio e realizar o sonho de uma amiga morta.
A personagem Sarah morre num acidente, quando se dirigia de bicicleta para assinar o contrato de arrendamento da casa que vai funcionar a confeitaria. O clima de luto será o centro da trama, dos problemas e da resiliência das sócias.
Na entrevista que circulou ontem na mídia europeia, Schroeder revelou que o filme acabou ganhando recheios da sua própria vida, já que sua mãe, a quem dedica a obra, morreu durante a feitura do texto em parceria com o roteirista.
As três protagonistas são Mimi, Sarah e Clarissa; a primeira é mãe da segunda, que por sua vez é mãe da terceira. Ex-trapezista de circo, Mimi fica sem saída quando a neta vai morar com ela para abrir o negócio da mãe morta.
E tem Isabella, cheia de dívidas e que vai ter a ajuda de Matthew, ex-colega de faculdade e um craque na arte de fazer bolos deliciosos. Obviamente, com açúcar e com afeto na jogada, os dois acabarão vivendo um tórrido romance.
A diretora, profissional respeitada nos mercados publicitários da Alemanha e Inglaterra por seus comerciais de TV, disse estar fascinada com a relação de trabalho e a cumplicidade na luta de três mulheres de idades tão distintas.
“Ficou bastante claro no filme que quando as mulheres se unem podemos superar obstáculos, fazer algo bonito e fortalecer e inspirar umas às outras. E queria mostrar como perder alguém pode voltar a unir as pessoas”, declarou. 
O título original da produção é “Love Sarah”, mas a inserção do nome Notting Hill nas versões pela Europa parece ter o exato objetivo que nós todos imaginamos, principalmente pra quem torceu por Hugh Grant e Julia Roberts.
Portanto, vale a pena esperar a chegada de Uma Confeitaria em Notting Hill no Brasil, quiçá em Natal. É sempre bom rever o bairro elegante, como no clássico de 1999 ou pessoalmente. E lembrar de Londres, do doce aroma de morango.
Cultura
O vereador Paulinho Freire está prestes a viabilizar um grande incentivo aos autores locais na exposição e venda de seus livros e afins, numa parceria entre o Legislativo municipal e a rede de bancas de revistas em um novo formato.
Urbanismo
Equipes da Semurb e STTU passarão a realizar operações de fiscalização nas vias da cidade, visando coibir a proliferação de comércios ilegais nos canteiros e nas margens de ruas e avenidas. Há bairros que lembram Índia e Paquistão.
Educação
A educadora Cláudia Santa Rosa lembrou nas redes que os últimos concursos para professor e apoio pedagógico no RN foram feitos em 2005, 2011 e 2015. E criticou a acomodação burocrática de quem está bem e se mantém em casa. 
Pesquisas
Tem sido hilário ver alguns analistas políticos da GloboNews e CNN fazer contorcionismo verbal para explicar o aumento da popularidade do presidente Jair Bolsonaro em pelo menos três pesquisas recentes. A frustração é visível.
Ataques
Enquanto Washington se preocupa com as frescuras do aplicativo Tik Tok, as gigantes digitais Facebook e Twitter seguem apagando perfis conservadores e que combatem a pauta identitária e terrorista dos partidos e ongs de esquerda.
Baixaria
A disputa político-ideológica em Macaíba desceu ao subsolo da sociologia de cabaré (com o devido respeito às casas de recursos). Duas adversárias brigam nas redes sociais, trocam insultos e elevam o debate aos volumes glúteos.
Figurinhas
Apesar da Copa América ter sido adiada para o próximo ano, o álbum ilustrado da editora Panini atrai a atenção dos colecionadores de figurinhas. Em Natal, alguns pontos de troca-troca voltaram a reunir crianças, jovens e adultos.
Gal hoje
Festejando seus 75 anos, a cantora Gal Costa realizará logo mais, às 22h, um megashow em clima de live com transmissão ao vivo pelo canal TNT (651 na NET, 508 na Sky e 827 na Cabo TV) e também pelo YouTube do TNT Brasil.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas