Natal
Morre empresário Álvaro Alberto Barreto
Publicado: 10:58:00 - 14/10/2021 Atualizado: 12:07:27 - 14/10/2021
O empresário potiguar Álvaro Alberto Souto Filgueira Barreto morreu, aos 80 anos, na manhã desta quinta-feira (30). Ele estava internado há cerca de 30 dias,  na Casa de Saúde São Lucas, devido a complicações do tratamento de diabetes.
Arquivo TN
Morre empresário Álvaro Alberto Barreto

Morre empresário Álvaro Alberto Barreto

Ele nasceu em Natal, na Rua Junqueira Ayres, bairro da Cidade Alta, em 12 de janeiro de 1941. Foi para o Rio de Janeiro, em 1952, onde cursou o ginásio e o científico (o antigo Ensino Médio) no tradicional Colégio São Bento. Também fez engenharia. Ele retorna ao Rio Grande do Norte, em 1963, para comerçar a vida empresarial. 

Ele criou a Souto Engenharia, logo que voltou para Natal, a partir do sobrenome da avó, Elisa Ferreira Souto.  Durante a década de 1970, a empresa de Álvaro Alberto foi uma das principais marcas do setor da construção civil potiguar. A empresa foi responsável por diversas obras públicas, que estão espalhadas por diversas partes do estado.

A empresa também foi uma das pioneiras no mercado da incorporação habitacional, com a construção de diversos prédios residenciais em Natal. Um destes empreendimentos é o Nivelles, na Avenida Rodrigues Alves, cujo nome é uma homenagem à cidade da Bélgica onde Emerson Fittipaldi venceu uma corrida da F-1. 

Álvaro Alberto sempre batizava o prédios com referências esportivas. Amante do tênis, ele utilizou nomes de torneios para registrar novos empreendimentos. Surge daí prédios como o Roland Garros, Forrest Hills, Wimbledon, todos construídos na região do bairro de Petrópolis. Também era fanático pelo Flamengo, a ponto de saber a escalações rubro-negras da década de 1950 até hoje. 

Em 1967, o BNH abriu licitação para abrir uma associação de poupança e empréstimo. Foi então que ele criou a Associação de Poupança e Empréstimo do Rio Grande do Norte, que se tornou tornou a Apern SA e, com o sucesso do empreendimento, formou as bases do que é hoje a Companhia Hipotecária Brasileira. Hoje, a empresa atua em São Paulo e Rio de Janeiro. 

Ainda na década de 1970, com a abertura da Via Costeira para empreendimentos de hotelaria, Álvaro Alberto Barreto construiu o Hotel Vila do Mar. Construiu ainda um empreendimento hoteleiro em Miami, nos Estados Unidos. Ele também foi professor de economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Álvaro Alberto Barreto deixou a esposa Lydia Constança Barreto e a filha Tereza Josefina, além dos filhos de Lydia, que tinha como seus, e netos.
O velório do empresário começa às 15h no Morada da Paz de Emaús, com missa prevista para as 17h. O corpo será cremado.


Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte