quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Morre ex-deputado federal Ismael Wanderley, aos 75 anos

- Publicidade -

O corpo do ex-deputado federal Ismael Wanderley Gomes Filho, 75 anos, que faleceu às 10:30 desta segunda-feira (12), na Casa de Saúde São Lucas, será velado a partir das 16 horas na capela ecumênica do Cemitério Morada da Paz, em Emaús, ao lado da BR-101, no município de Parnamirim. O corpo será cremado, em uma cerimônia prevista para começar às 22h, no mesmo local.

Ismael Wanderley tinha 75 anos
Ismael Wanderley tinha 75 anos e foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte

Ismael Wanderley nasceu em João Pessoa (PB), em 21 de março de 1942. Era graduado em Direito pela UFRN em 1967, tendo sido dirigente do extinto Dasp – Departamento Administrativo do Serviço Público, entre os anos de 1985/86, quando se elegeu deputado para a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) de 1987/1991) pelo PMDB, atual MDB.

Durante o mandato constituinte, no Congresso Nacional, votou contra  o rompimento de relações diplomáticas com países com política de discriminação racial, a pena de morte, a demissão sem justa causa e a pluralidade sindical.

Também votou a favor da limitação do direito de propriedade privada, do mandado de segurança coletivo, do aborto, da jornada semanal de 40 horas, do turno ininterrupto de seis horas, do aviso prévio proporcional, da unicidade sindical, da soberania popular, do voto aos 16 anos, do presidencialismo, da nacionalização do subsolo, do limite de 12% ao ano para os juros reais, da proibição do comércio de sangue, do mandato de cinco anos para Sarney, da limitação para encargos da dívida externa, da criação de um fundo de apoio para a reforma agrária, da anistia aos micro e pequenos empresários, da legalização do jogo do bicho e da desapropriação da propriedade produtiva.

Em 1989, deixou o então PMDB e se filiou ao ingressou no Partido Trabalhista Renovador (PTR), do qual foi  líder da bancada na Câmara Federal, mas não se reelegeu em 1990. Já em 2002 foi candidato a senador  pelo PSB, sem lograr êxito.

Já no primeiro governo Garibaldi Filho (1995/1998), exerceu cargo de direção na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e no segundo governo Garibaldi Filho (1999/2002) presidiu a Companhia Potiguar de Gás (Potigás).

Ismael Wanderley foi casado com a ex-deputada federal Ana Catarina Alves, com quem tinha três filhos, Ana Carla, José Eduardo e Ana Carolina, além dos quatro netos. Deixa viúva Conceição Wanderley.

Atualizada às 17h58

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas