Morre guitarrista Manoca Barreto

Publicação: 2013-11-25 10:33:00 | Comentários: 5
A+ A-
O compositor e guitarrista Manoca Barreto, de 49 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (25), no Tirol. Amigos confirmaram a informação, mas não tinham detalhes sobre o caso. O velório será realizado a partir das 15h no cemitério Morada da Paz, em Emaús, e o enterro está previsto para às 18h, no mesmo local.
Manoca trabalhou por dois anos na produção de seu segundo álbum solo
Membro de uma família de músicos, Manoca Barreto era professor da Escola de Música da UFRN e Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino da Guitarra no Brasil. Em sua trajetória, já tocou com Leila Pinheiro, Toninho Horta, Carlos Malta entre outros artistas de destaque no cenário nacional, além dos trabalhos nas bandas Trio Al-Mustafa, BeePop e Quartetoque. 

Recentemente, Manoca Barreto participava de projetos musicais variados e era considerado um dos maiores instrumentistas do Rio Grande do Norte. Em 2013, o guitarrista foi indicado ao prêmio Hangar de melhor instrumentista e melhor CD, "O Som que Vem".

As circunstâncias da morte de Manoca Barreto ainda não foram esclarecidas, mas não vem sendo levantada a possibilidade de homicídio.

Trabalhos

Recentemente, Manoca Barreto lançou o disco "Som Que Vem" e falou sobre o trabalho à Tribuna do Norte. Confira o vídeo abaixo:



Atualizada às 13h45 para acréscimo de informações

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • moyzadriano

    Conheci Manoca quando eu estava escrevendo meu trabalho de final de curso, que era sobre música. Apesar de não ser meu professor, me ajudou muito.Excelente pessoa, sempre gentil e prestativo, além de músico de primeira. Perda imensa...

  • italoalmeida2000

    Para mim, só é compreensível quando do ponto de vista espiritual. Acredito em um Deus atuante que nos chama a conhecê-lo e nos tornarmos íntimos dele todos os dias. Rezo para que nosso manso e amável amigo Manoca seja recebido por Jesus num lugar digno ás pessoas de coração puro como é o seu. Que a família encontre o conforto na proximidade com o Deus que nos ama e nos quer cada dia mais felizes. O céu está bem mais musical.

  • janie_leite

    Absolutamente INACREDITÁVEL!

  • leandrotau

    Sem palavras. Fui um dos seus alunos de harmonia funcional. Não acredito que isso aconteceu. Por favor, mais informações. Que Deus possa consolar os que ficam, especialmente a esposa dele. A EMUFRN perde muito com a partida dele.

  • rbgloria

    ?Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa grande arte.? ? Ludwig Beethoven Conheci Manoca Barreto ainda nos anos 80 durante um Festival Internacional de Música na Cidade de Brasília. Naquela oportunidade, tive o privilégio de presenciar uma motivação acompanhada de humildade e empreendedorismo inigualável. Tal exemplo me inspirou... Manoca contribuiu de forma revolucionária-necessária ao crescimento técnico e cultural da Escola de Música da UFRN, em especial, na abertura do ensino da Música Popular Brasileira, a qual era proibida ensinar naquela instituição ? alcancei essa época... Lamento profundamente a partida precoce desta figura humana e de talento musical excepcional! O Rio Grande do Norte perde um ícone da música instrumental. ?A tormenta não veio, mas a tristeza se apoderou de mim. Nem sequer a música me consola hoje. Já é tarde, a noite caiu, e não tenho vontade de dormir.? ? Federico Chopin Esse é o sentimento de muitos músicos no dia de hoje.