quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Morrer de amor

- Publicidade -
Alex Medeiros

Em 26 de janeiro de 1995, enquanto eu, meus familiares e amigos velávamos o corpo da minha mãe morta, vislumbrei chegando ao centro de velório a figura do hoje saudoso Padre Sabino, que conhecia desde o período 1979/80.

Convocado por uma cunhada minha para celebrar uma missa, e sabedor do meu questionamento aos dogmas religiosos, ele me pediu breve informação sobre mamãe e a causa mortis, para improvisar um sermão satisfatório.

Dona Nenzinha faleceu de repente, durante um simples exame periódico. Aos 73 anos, o único sinal de fragilidade física veio naqueles dias posteriores à partida de Seu Luís, com quem vivera 54 anos. Avisei Sabino: morreu de amor.

Já tinha lido sobre casos em que a saudade provocava dores lancinantes na alma e que o fim do amor feria o corpo, fato ilustrado em cotovelos magoados. Nas artes, então, o assunto sempre esteve em voga ao longo dos séculos.

O cantor e poeta Leonard Cohen viveu uma experiência assim com sua Marianne Ihlen, musa inspiradora da sua obra. Mesmo separados, se mantiveram unidos como exemplos de almas gêmeas até a morte dos dois.

Quando Marianne estava desenganada, em julho de 2016, num hospital da Noruega, o autor do clássico So Long Marianne vivia em Los Angeles. Enviou uma carta que ela leu e faleceu em seguida. Ele partiu atrás em novembro.

Ontem lembrei do mítico casal e também dos meus pais ao ler sobre as mortes dos americanos Herbert DeLaigle, de 94 anos, e Marilyn Frances, de 88, casados durante 71 anos até a última sexta-feira, quando se foram juntos.

Ele se apaixonou em 1925, tinha 22 anos e ela apenas 16. A menina trabalhava num café de uma cidadezinha da Virgínia (EUA) e enquanto atendia os clientes era contemplada todos os dias pelo jovem em sua timidez.

Um dia o enamorado resolveu criar coragem e convidou a garota dos sonhos para ir ao cinema, começando ali uma linda e sólida história de amor que gerou seis filhos, dezesseis netos, vinte e cinco bisnetos e três tataranetos.

No ano passado, Herbert e Marilyn foram entrevistados em alguns sites e jornais por motivo dos 70 anos de casamento e, principalmente, por exibirem no cotidiano os gestos e sentimentos do nosso imaginário sobre grande amor.

O casal morreu no mesmo dia, na última sexta-feira, com pouco mais de dez horas de diferença entre uma partida e outra, como se os amantes tivessem um encontro marcado do outro lado da morte, se é que há cafés por lá.

O médico que atendeu Marilyn, morta logo depois de Herbert, escreveu no prontuário a causa da morte como sendo “síndrome do coração partido”, quando hormônios do estresse e da dor avançam pela corrente sanguínea.

Pode ser incoerente morrer de amor quando o amor é para ser fonte de vida. Mas os poetas acreditam que possa ser, comprovando o que cantou Florbela Espanca: “não és sequer a razão do meu viver, pois que tu és já toda a minha vida”. E quando o amor que é vida se vai, a força vital vai com ele, como aconteceu com Marilyn e com minha mãe. (AM)
Parece aqui
O ministro da Ecologia do governo francês, François de Rugy, foi demitido após aparecer em fotos comendo lagostas e tomando vinhos caros, além de ter realizado uma grande reforma na sua casa quando presidia o Parlamento.

Trabalho
Dados recentes do IBGE revelam que cerca de 190 mil crianças de cinco a treze anos estão trabalhando no Brasil. E mais de 800 mil adolescentes, entre 14 e 17 anos, trabalham, mas sem carteira assinada.

Educação
O MEC apagou da sua conta no Twitter a propaganda que relacionava perfis estudantis a signos do zodíaco, depois que usuários criticaram a conceituação da capacidade cognitiva com características empíricas dos horóscopos.

Reclame
Quem avisa nem precisa ser amigo, mas convém tomar cuidado tanto quem cobra quanto quem paga acima da realidade – coisa de R$ 22 mil – por uma única peça publicitária. Ainda mais quando o dinheiro vem dos cofres públicos.

Academia
Será dia 25 a sessão especial da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras com o necrológio de Lenine Pinto. A partir daí, transcorre por sessenta dias o período para as inscrições de candidatos à cadeira de número 34.

Academia II
Um comentário do escritor Francisco Sobreira postado na página do Facebook do poeta Jarbas Martins faz uma provocação ao dramaturgo Racine Santos, um dos candidatos à cadeira de Lenine. E pode lançar polêmica na ANL.

Fotografia
Há um aplicativo incrível que muita gente deixou de acessar faz tempo. Nele é possível o usuário viajar no tempo e ver sua imagem rejuvenescida, tanto na juventude e quanto na infância. O nome do aplicativo é álbum de família.

A diva
Hoje está fazendo 60 anos da morte da cantora Billie Holiday, sobrevivente ao abandono, ao espancamento, ao quase estupro na infância, às drogas, ao desamor conjugal, superando tudo para tornar-se a maior dama do jazz.

Velhinhos se divertem

Rolling Stones turnê

A turnê dos Rolling Stones que recomeçou após a cirurgia cardíaca de Mick Jagger ganhou um patrocinador com uma legítima jogada de marketing: o grupo The Alliance for Lifetime Income, que oferece plano de aposentadoria. A empresa quer atingir os fãs dos velhinhos, 24 milhões nas redes e 1,5 milhão no giro da banda. No Brasil, poderia ser patrocinado pela Reforma da Previdência, né mesmo?

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas