sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Mortalidade é a menor da história

- Publicidade -

CIDADANIA- Doenças respiratórias estão entre as preocupações do UnicefLondres (AE-AP) – O número de crianças que morrem anualmente antes de completar cinco anos ficou abaixo da marca dos 10 milhões pela primeira vez desde que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) começou a fazer o registro. “Mais crianças estão sobrevivendo hoje do que em qualquer outra época”, celebrou Ann Veneman, diretora-executiva do Unicef. Novos dados analisados pelo fundo sugerem que a adoção de medidas como a suplementação de vitamina A, a instalação de redes de proteção contra mosquitos e a universalização de vacinas beneficiam cada vez mais crianças nos países pobres.

Ao longo de 2005, pouco mais 9,7 milhões de crianças morreram no planeta. Em 1990, a mortalidade infantil chegava perto de 13 milhões em todo o mundo. Em países como Marrocos, Vietnã e República Dominicana, a mortalidade infantil diminuiu em mais de um terço. Na África, a maior abrangência das campanhas de vacinação reduziu em 75% o número de mortes provocadas por sarampo. “Estamos muito animados com esse progresso”, declarou Veneman. “Se pudermos manter o sentimento de urgência, um avanço ainda maior pode ser conseguido.”

Os dados do Unicef baseiam-se em pesquisas conduzidas por governos de mais de 50 países entre os anos de 2005 e 2006. Entretanto, alguns especialistas questionam a interpretação feita pelo Unicef. “Levando-se em consideração todos os meios disponíveis para garantir a sobrevivência de uma criança, não estamos sendo muito melhores no combate à mortalidade infantil do que há três décadas”, opinou o doutor Christopher Murray, diretor do Instituto de Avaliação de Saúde da Universidade de Washington.

Murray é o principal autor de uma pesquisa a ser publicada até o final deste mês no jornal científico “The Lancet” que critica os métodos de coleta de informações usados pelo Unicef e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo os autores do estudo, parte do banco de dados usado pela ONU estaria desatualizada. Além disso, as agências subordinadas à Organização das Nações Unidas (ONU), como o Unicef e a OMS, são obrigadas a usar dados governamentais. Isso, de acordo com eles, limitaria a credibilidade das informações.

Com base nas projeções atuais, Murray calcula que a mortalidade infantil deve cair 27% até 2015, o que representa uma queda anual de 1,3% – ritmo inferior à queda de 2,2% registrada entre 1970 e 1975. “A diferença entre nosso estudo e o anúncio do Unicef pode ser somente uma questão de interpretação, mas o declínio da mortalidade infantil não está se acelerando, mas sim se tornando mais lento.”

No início da semana passada, a OMS admitiu que o ritmo proporcional da queda de mortalidade infantil está diminuindo. Especialistas concordam que mais precisa ser feito. O doutor Peter Salama, diretor de saúde do Unicef, estima que a comunidade internacional precisa aplicar mais US$ 5 bilhões se quiser cumprir a meta da ONU de reduzir a mortalidade infantil em dois terços até 2015.

 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas