quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Mortalidade Materna

- Publicidade -
Rosalie Arruda
A ex-diretora da Maternidade Januário Cicco, professora Maria do Carmo Lopes de Melo, participando ontem de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir  o “Dia de Combate à Mortalidade Materna” disse que a meta de reduzir a 35 óbitos por 100 mil habitantes, que deveria ter sido atingida em 2015, está longe de ser alcançada. “Hoje temos 30 óbitos por ano, um a cada quinze dias”, uma redução de apenas 50% dos casos em 24 anos de trabalho, falou.

Segundo a médica, a hipertensão arterial ainda é a principal causa mortis das mulheres gestantes.
Dra Tércia Maranhão, presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia, cobrou a presença de representantes de universidades e das secretarias de Saúde e Educação. “Porque o problema é multisetorial!!”, disse.

Reta Tabajara
O presidente Bolsonaro retuitou ontem a mensagem do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, sobre a retomada das obras na Reta Tabajara, repassada pelo DNIT.   “Importante para o fluxo de veículos entre Natal e o interior do Rio Grande do Norte, a BR-304/RN, trecho também conhecido como Reta Tabajara, está com as obras em andamento. Ao todo, serão 27 km de duplicação e a construção de nove viadutos ao longo do trecho”. 

Petrobras no RN
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, confirmou à governadora Fátima que a estatal manterá presença em cerca de 60% dos campos terrestres e com previsão de investimentos na refinaria Clara Camarão, em Guamaré. O presidente também afirmou que a Empresa vai investir R$ 792 milhões (em cotação de hoje) no Rio Grande do Norte.

Salve o mais querido
O ABC aproveitou a semana de conciliação da Justiça do Trabalho para negociar uma dívida de R$ 10 milhões com ex-atletas e funcionários. Vai pagar tudo em quatro anos e deu como garantia o faturamento com o Time Mania.

Nova Direção 1
A economista Kathia Frassineiti Palhano de Oliveira é a nova Diretora Presidente da Empresa Gestora de Ativo do Rio Grande do Norte – EMGERN. A nomeação da diretoria foi publicada nesta terça (28),  no DOE. Kathia Palhano é esposa do ex-prefeito de Parnamirim Maurício Marques.

Ativos
A nova gestora terá o apoio do estafe da governadora para administrar a EMGERN.  O Conselho Administrativo será presidido por Raimundo Alves Junior, a vice-presidência será exercida pelo ex-deputado Fernando Mineiro e, como membro,  Maria do Socorro Oliveira.

O retorno
A propósito, o ex-prefeito Mauricio Marques (PHS) está bem atento ao município que governou e não descarta a possibilidade de voltar às urnas como candidato no futuro. No momento, estuda o cenário. Uma coisa é certa: sua lealdade à governadora Fátima Bezerra, aliada de primeiríssima hora, pode fazê-lo mudar até de legenda.

Malha aérea
A Azul anunciou que vai operar 2.284 voos extras durante a alta temporada de inverno. A capital potiguar recebe sua cota com voo direto de Campinas – Natal. Belo Horizonte terá ligações diretas para Natal e Maceió.

Combustível
O anúncio foi feito pelo secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier. O Governo vai buscar uma solução para o problema da desigualdade de preços e a malha aérea entre os estados do Nordeste. O RN também poderá reduzir a base de cálculo do ICMS na saída interna de QAV para as companhias aéreas, o que consequentemente deve atrair novos voos.
Sarava!!!!

Aval
O ministro da Educação, Abranham Weintraub, foi o anfitrião do novo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que tomou posse ontem no MEC em Brasília. O ato foi testemunhado pela então reitora Ângela Maria Paiva Cruz.

… administração da UFRN
A gestão de Daniel Diniz terá como vice-reitor o professor Hênio Ferreira de Miranda, que será empossado pelo reitor na tarde desta sexta-feira, 31, no auditório da Reitoria, quando haverá ainda a posse dos membros da administração central da UFRN.

Bola da vez
O secretário especial da Previdência e Trabalho Rogério Marinho foi uma das atrações do governo Federal na reunião da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. O presidente do Sistema FIERN e secretário da CNI, Amaro Sales de Araújo, testemunhou o fato.
O potiguar Marinho encontrou a plateia certa para defender as reformas que considera essenciais para o crescimento do país.

Bebê conforto
O presidente do TRT-RN, desembargador Bento Herculano, inova e passa a adotar a Sala de Amamentação, no átrio das varas do tribunal, em Natal. A ideia surgiu depois que a corte percebeu o número crescente de mães que vinham para audiências acompanhadas de seus filhos pequenos.

Pela cidade
GEOGRAFIA|  Hóspede do jornalista -doutor Ciro Pedrosa, o professor da USP,  doutor Manoel Fernandes Sousa Neto esteve na UFRN falando sobre o desafio das pesquisas nas Ciências Humanas no Brasil. O Professor é presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia.

NOVA DIREÇÃO 2| A assistente social Fernanda Kaline é a nova chefe de Gabinete Civil da Prefeitura de Mossoró.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas