quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Morte de Jean Charles não tem culpado

- Publicidade -

Londres – Nenhum policial foi culpado pela morte do brasileiro Jean  Charles de Menezes. A decisão do Ministério Público foi divulgada ontem, a poucos  dias do primeiro aniversário da morte do eletricista numa estação do metrô de  Londres, no dia 22. Apenas a Polícia Metropolitana (Scotland Yard) foi indiciada  pela operação desastrosa, na qual o brasileiro recebeu sete tiros na cabeça  depois de ser confundido com um terrorista. 

Segundo os promotores, “os dois oficiais que atiraram só o fizeram porque pensaram  que Jean Charles havia sido identificado como um homem-bomba e, caso não atirassem,  ele explodiria o trem, matando muitas pessoas”. O relatório também diz que “enquanto  vários indivíduos cometeram erros de planejamento e comunicação, nenhum deles  poderia ser considerado culpado o suficiente para um indiciamento criminal”.  

A conclusão dos promotores foi de que a polícia deve ser apontada como responsável  pela morte. Eles tomaram como base uma lei sobre Saúde e Segurança no Trabalho,  que diz que os empregadores devem zelar pelo bem-estar de seus empregados e  das pessoas envolvidas de alguma maneira naquele ambiente. O polêmico chefe  da Scotland Yard e principal alvo da opinião pública no caso, Ian Blair, também  não foi responsabilizado. A decisão foi recebida com insatisfação pela família e com surpresa pelo Itamaraty.  “O governo brasileiro não esperava esta decisão. Estamos tentando entender como  se deu o indiciamento, o que deverá gerar uma série de perguntas ao governo  britânico”, disse o embaixador Manoel Gomes Pereira, que veio especialmente  a Londres para a divulgação do relatório.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas