Cookie Consent
Economia
Mossoró Oil&Gas Expo começa nesta terça-feira; evento é presencial
Publicado: 00:00:00 - 05/07/2022 Atualizado: 08:41:58 - 05/07/2022
O Mossoró Oil&Gas Expo, evento dedicado a reunir os principais agentes públicos e privados envolvidos no ambiente de exploração, produção, comercialização, refino e distribuição de óleo e gás no Brasil em áreas terrestres, começa nesta terça-feira (5), no Expocenter, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró. Debates prosseguem até a quinta-feira (7).

Cedida
Exploração e produção em áreas terrestres são o foco dos debates

Exploração e produção em áreas terrestres são o foco dos debates


Considerado o maior evento onshore do Brasil, a expectativa é que reúna mais de 2 mil pessoas nesta edição, que será presencial após dois anos, e contará com painéis (arenas Petróleo e Gás e Inovação), 90 estandes expositores, rodada de negócios e mostra científica. O evento enfocará as discussões em torno do novo ciclo de exploração e produção onshore nacional, marcado pelas oportunidades geradas pelo ingresso dos produtores independentes.

Representantes da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Ministério de Minas e Energia (MME), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Sebrae, da, Fiern e das maiores operadoras de petróleo e gás do país debaterão o avanço do setor. 

“Por reunir os principais atores da cadeia produtiva do petróleo e gás do Brasil, o Mossoró Oil&Gas possibilita contato direto entre empresas fornecedoras de bens e serviços e com atuação na produção, como PetroReconcavo e 3R Petroleum, operadoras independentes que assumiram os campos maduros do Rio Grande do Norte, antes operados pela Petrobras”, explicou Anabal Santos Jr., Secretário Executivo da ABPIP.

A ABPIP e suas empresas associadas participarão das discussões em todos os dias do Mossoró Oil&Gas Expo e a associação terá um estande no evento, que servirá como ponto de encontro entre operadores e fornecedores dentro da feira. Anabal Santos Jr. vai palestrar no painel de abertura nesta terça-feira (05), às 14h30, com o tema “Onshore: Caminhos para um Marco Regulatório”. Já a presidente da entidade, Luciana Borges, participará do painel “Talk Show - Empoderamento Feminino no Onshore Brasileiro”, na quarta-feira (6), às 13h.

Divulgação
Luciana Borges, presidente da ABPIB, participará do painel “Talk Show - Empoderamento Feminino no Onshore Brasileiro”, na quarta-feira (6), às 13h

Luciana Borges, presidente da ABPIB, participará do painel “Talk Show - Empoderamento Feminino no Onshore Brasileiro”, na quarta-feira (6), às 13h


O Secretário Executivo destaca na programação o Face2Face, que será realizado na quinta-feira (07), às 13h. “Num formato inovador, os CEOs das duas empresas operadoras independentes atuantes no Rio Grande do Norte, Marcelo Magalhães, da PetroReconcavo, e Ricardo Savini, da 3R Petroleum, serão colocados frente a frente para uma divertida e instrutiva comparação de portfólios, atuação e cultura dessas empresas”, contou Santos Jr.

Com a presença de grande parte das empresas associadas no evento, a Associação também realizará uma reunião exclusiva para este público, o ABPIP Day, no início na Mossoró Oil&Gás Expo, na terça-feira, às 9h30, com o objetivo de estreitar as relações e realinhar o planejamento para o ano, além de apresentar operadores a fornecedores.

Mossoró Oil&Gas Expo

O evento terá duas Arenas, onde serão debatidos temas relevantes do mercado onshore e inovações. Na Arena Petróleo e Gás, os painéis serão compostos por discussões técnicas e mercadológicas, com ênfase no cenário atual e nas tendências do onshore brasileiro e a ampliação de oportunidades das atividades de petróleo e gás em terra do país.

Nos três dias de evento, serão abordados temas como caminhos para um marco regulatório; midstream / downstream - oportunidades do onshore brasileiro; empoderamento feminino no onshore brasileiro; tecnologias aplicadas à recuperação em campos maduros, além de novas fronteiras de óleo e gás, perspectivas do mercado do gás no onshore e poço transparente - desafios técnicos e regulatórios.

Na Arena Inovação, as discussões serão voltadas à tecnologia e inovação no segmento onshore, com oficina para projetos de P, D & I para óleo e gás. Será realizado, ainda, o Demoday Mossoró Oil & Gás, uma espécie de pitch de startups selecionadas para empresas de óleo e gás convidadas.

Em paralelo, o evento ainda traz o Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro, atividade acadêmica em parceria com a Ufersa, e a rodada de negócios, reunindo empresas ofertantes e grandes operadoras.

Confira a programação do evento:

TERÇA-FEIRA (5)
12h – Mostra de empresas
13h - Abertura Oficial
14h30 - Painel 1 - Onshore: Caminhos para um marco regulatório
16h - Painel 2 – Midstream/Downstream: Oportunidades do Onshore Brasileiro
18h – Networking

Arena Inovação
14h às 18h - Painel: Tecnologia e Inovação no segmento Onshore. Neste painel diferentes empresas operadoras onshore irão apresentar informações sobre tendências de uso e demanda por novas tecnologias e inovações. Público-alvo: empresas e ICT que atuam como desenvolvedoras/fornecedoras de soluções de inovação.

Petrosuplly Meeting
Encontro de Negócios 14h às 18h
III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro
8h – Abertura
8h30 – Minicursos (Simpósio)
14h às 18h – Apresentação de trabalhos

QUARTA-FEIRA (6)
9h – Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente para Instalações Terrestres – SOMAT
12h – Mostra de empresas 13h – Talk Show – Empoderamento Feminino no Onshore Brasileiro
14h30 - Painel 3 - Tecnologias aplicadas a recuperação em campos maduros
16h - Painel 4 – Novas Fronteiras de Óleo e Gás 18h – Networking 

Arena Inovação
14h às 18h - Demoday Mossoró Oil & Gás (Pitch de startups selecionadas para empresas de óleo e gás convidadas). Neste Demoday empresas Startups/Base Tecnológica irão apresentar soluções tecnológicas aplicadas a indústria de óleo e gás. Público-alvo: empresas que demandam por soluções tecnológicas.

Petrosuplly Meeting
Encontro de Negócios 14h às 18h
III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro
8h30 – Minicursos (Simpósio)
14h às 18h – Apresentação de trabalhos 

QUINTA-FEIRA (7)
07h - Visita Técnica
12h – Mostra de empresas
13h – Face2Face – Marcelo Magalhães (CEO PetroReconcavo) e Ricardo Savini (CEO 3R Petroleum)
14h30 - Painel 5 – Perspectivas do Mercado do Gás no Onshore
16h - Painel 6 – Poço Transparente: Desafios Técnicos e Regulatórios
18h – Networking 

Arena Inovação
14h às 18h – Oficina para Projetos de P, D & I para Óleo e Gás. Painel onde a ANP e convidados irão orientar ICT e empresas sobre o processo para submeter projetos de P,D&I para captarem recursos das Clausula P,D&I da ANP. 

Petrosuplly Meeting
Encontro de Negócios 14h às 18h
III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro
8h30 – Minicursos (Simpósio)
14h às 18h – Apresentação de trabalhos

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte