Mossoroense é fenômeno do humor nas redes

Publicação: 2021-02-24 00:00:00
Há tempos a internet tem se tornado o palco mais evidente dos humoristas. Muitos somem entre os acessos, enquanto outros crescem a ponto de virarem estrelas para além das telinhas. Um sério candidato a “hitar” nacionalmente é o potiguar Antônio Edson dos Santos, mais conhecido como Talokudo, um mossoroense que já possui mais de dois milhões e 700 mil seguidores no aplicativo Tik Tok. Fenômeno nas redes sociais, o comediante está pronto para ganhar palcos virtuais e reais.

Créditos: ZENDEN SILVAAntônio Edson dos Santos é o Talokudo, sucesso no Tik TokAntônio Edson dos Santos é o Talokudo, sucesso no Tik Tok

“O meu humor é o que o público assiste e se identifica com aquela situação que está vendo”, conta ele, que no próximo dia 03 de março vai estrear o stand-up “Consultório da comédia”, em Mossoró. Talokudo afirma que o humor é algo terapêutico, que remedia frustrações, tristezas, ansiedades e depressão. Dentro desse projeto, ele ressalta que terá um espaço chamado “Open Mic”, para dar oportunidades a novos humoristas, ou às pessoas que têm o sonho de ser humorista.

Os iniciantes ou candidatos a humoristas poderão subir no palco e fazer os seus cinco minutos de piadas, e ter um pouco de noção sobre a profissão com o próprio  Talokudo e outros comediantes. Vale até fazer humor durante uma fase triste. O humorista contou que durante a pandemia, para alegrar os seus seguidores diante de tanta tristeza, criou personagens como Dona Jacinta, Katia, Jéssica, Ketley, entre outros, que estouraram nas redes sociais.

O mossoroense era daquelas que já fazia graça na escola. Ele conta que participava de algumas peças teatrais e mesmo sem cunho humorístico elas viravam uma comédia quando Edson começava a falar seus textos e a interpretar. Já adolescente, um amigo aparece com uma câmera e vieram as primeiras brincadeiras na internet, incluindo as dancinhas e imitações de artistas. Já nessa época ele começou a se apresentar em bares, com seu stand-up.

Em 2006, aos 16 anos, deixou um pouco de lado a diversão, e começou a trabalhar como motoboy em uma pet shop. Não deixou os vídeos de lado, mas sem a dedicação de antes por conta de trabalhar de nove a dez horas por dia. Neste mesmo ano, recebeu uma proposta de uma empresa do Canadá para associar seu canal ao grupo, colocando anúncios em seus vídeos de humor. Foi ali que Talokudo viu pela primeira vez a possibilidade de viver de sua arte. Largou a moto e voltou à internet para fazer graça.

O auge veio de 2016 para 2017, período em que suas paródias bombaram na internet, e veio o convite para participar do quadro “Canjica Show”, do programa Legendários, na Record, apresentado por Marcos Mion. Ele lembra que dias antes da apresentação contraiu chikungunya, mas foi, se apresentou, e fez sucesso do mesmo jeito. Um ano depois, quando abriu o show do humorista Lucas Veloso, filho do falecido Shaolin, Talokudo decidiu lançar o seu stand-up.

Em 2019, se juntou ao músico Dan Ventura, líder da Banda Bonde do Maluco, e lançaram o hit “Tutorial do quadradinho”, que ensina a como tirar a calcinha da bunda sem usar as mãos. A música foi feita para estourar no carnaval. Além do sucesso nas redes sociais, Talokudo planeja lançar um aplicativo. “Esse projeto é para o meu público infantil. O app será com a minha personagem Ketley, feita para as crianças cuidarem dela, dar banho, comidinha, trocar de roupa e brincar com alguns minijogos”, completa.










Leia também: