Yuno Silva
Repórter
Debates, cursos, palestras, seminários, encontros, contatos e possibilidades de novas parcerias audiovisuais. A programação da Mostra de Cinema de Gostoso extrapola as exibições de curtas e longas metragens em escolas, no auditório do centro de cultura e na sala principal instalada à beira mar, e se espraia com atividades de formação de plateia, qualificação e interações planejadas para atingir todos os públicos a partir dos 6 anos.
Exibições com audiodescrição e acessibilidade em libras, mostras infantil, panorama e competitiva integram a agenda de 40 filmes que movimenta São Miguel do Gostoso, litoral norte do RN, até a próxima terça-feira (12).

Filmes são exibidos na praia
saiba mais
Mas a Mostra vai além das atrações na tela: há todo um trabalho realizado junto à comunidade local que rende oportunidades na área audiovisual como a produção de filmes e profissionalização. Desde a primeira edição, os jovens de Gostoso que participam das oficinas de formação cinematográfica já produziram 19 curtas sob a assinatura do Coletivo Nós do Audiovisual. O grupo também colabora em todo o processo de organização do festival, da curadoria à produção executiva.
Sala lotada
O filme "Bacurau", longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles premiado em Cannes (França) que foi gravado no município de Parelhas (RN) fechou as projeções na noite de sábado (9). O diretor Juliano Dornelles marcou presença no festival e falou ao público - que ocupou todas as espreguiçadeiras da sala e ainda se acomodou na areia nas laterais - sobre a emoção de exibir pela segunda vez o filme ao ar livre no Rio Grande do Norte.

Juliano Dornelles, diretor de Bacurau, participa da programação do festival
Dornelles revelou ainda que uma das "chaves" para entender o filme está no museu. "Não economizamos nos temas, trabalhamos dez anos nesse roteiro, e é sempre bom jogar em casa: as reações mais entusiasmadas que vimos do público são sempre aqui pelo Nordeste", comemorou o pernambucano.
Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Prêmio da Imprensa, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes na Mostra.
A 6ª Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções, do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC) e da Guajirú Produções, com apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.
Mais informações e programação completa no site www.mostradecinemadegostoso.com.br
continuar lendo