quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Moto é o tema da semana do trânsito

- Publicidade -

FIERN - Uso prudente da motocicleta foi enfatizado pelos palestrantesCom o tema “Você e a Moto: Uma União Feliz!”, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), em solenidade no auditório da FIERN, abriu ontem a Semana Nacional do Trânsito, evento que visa trabalhar problemáticas relacionadas ao trânsito através da educação.

Em função do aumento no número de acidentes envolvendo motocicletas, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) decidiu voltar o tema da campanha deste ano para o motociclista, através de um slogan que transmitisse uma mensagem positiva remetendo à importância do uso correto e prudente do veículo, visando um convívio social cidadão entre motociclistas e demais usuários do espaço público.

Durante a solenidade de abertura do evento, realizada no auditório da Fiern, a secretária da STTU, Elequicina Santos, observou que a Secretaria havia se adiantado à temática do evento desde maio desse ano, através de várias ações educativas desenvolvidas com campanhas publicitárias, blitze e palestras feitas nas escolas da Capital. “Para se ter uma idéia, são 13,5 acidentes de moto por dia resultando em uma morte a cada três dias. Apenas no primeiro semestre de 2006 foram registrados1.950 acidentes, mais do que em todo o ano de 1995. Por isso, a STTU vem trabalhando campanhas tendo como foco principal o motociclista”, disse.

Para Socorro Cabral, chefe do departamento de Educação de Trânsito da STTU, as soluções para os problemas de trânsito só poderão ser vencidos através da educação com ênfase nos motoristas do amanhã. “Fazemos palestras nas escolas, temos a Turma de Teatro de Trânsito informando e divertindo, tudo com o intuito de preparar crianças e adolescentes para que se transformem em bons motoristas e difusores do conhecimento. Aos adultos a solução é a capacitação e como a temática da Semana Nacional de Trânsito é moto e o motociclista, através da parceria com a Potiguar Honda, serão ministrados gratuitamente curso de direção defensiva. Os interessados poderão obter mais informações através do telefone 3232-6600”, informou Socorro Cabral.

A programação seguirá por toda a semana com oficinas de pintura, apresentações teatrais, terminais de consultas via internet (Polícia Rodoviária Federal), blitze, Cursos de Pilotagem Defensiva. Jornada Internacional “Na Cidade Sem Meu Carro”, apresentação da Orquestra Sinfônica do RN, Banda C4, Coral Caps Oeste II e Coral da Educação, entre outras atrações.

Ontem no shopping Midway teve a realização de oficinas com as crianças na Praça da Alimentação, além da apresentação da Turma de Teatro de Trânsito. Para os adultos, a Polícia Rodoviária Federal montou um estande com terminal de consultas via internet. O público também pode conferir exposição de motocicletas.

O ápice do evento está programado para acontecer na próxima sexta-feira, 22, através da jornada internacional “Na Cidade Sem Meu Carro”, mobilização que visa estimular o cidadão a deixar o carro em casa para utilizar o transporte de massa, ou meios não poluentes de locomoção como a bicicleta e a caminhada. Neste dia, os eventos da STTU estarão concentrados na Praça André de Albuquerque que contarão com apresentações culturais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas