Motores vai discutir “Perspectivas e Desafios para Turismo do RN”

Publicação: 2015-06-05 12:31:00
A tão propalada disputa pelo Centro de Cargas e Passageiros do grupo Latam (o Hub aéreo) será um dos pontos da pauta da primeira edição de 2015 do projeto Motores do Desenvolvimento, que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, em parceria com o jornal Tribuna do Norte, a Salamanca Capital Investimentos, o Sistema Fiern e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove no próximo dia 8 de junho, no Versailles Cidade Jardim. Sob o tema central: “Perspectivas e Desafios para o Turismo do RN”, a programação do evento conta com nomes de destaque nacional.

Claiton Armelin, diretor de produtos nacionais da CVC; José Luis Menghini, presidente do Aeroporto de Brasília; e o economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, serão os palestrantes, que vão abordar “O destino Natal, diferenciais e gargalos como produto turístico” “Hub Doméstico da Latam em Brasília: Como ele opera e o que ele mudou no aeroporto e na cidade”; e “Turismo como negócio: perspectivas e desafios do setor no contexto econômico nacional”.

O Motores de Desenvolvimento contará ainda com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; do governador Robinson Faria; do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves; do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Caldo.

Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, “discutir o turismo e trazer estes nomes à cidade no ano em que o setor começa a dar um respiro graças a conquistas como a redução do ICMS do querosene de aviação e a possível instalação de um hub aéreo no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, é algo de suma importância para a promoção do desenvolvimento econômico do estado”.

O Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte discute, através de seminários e suplementos encartados no jornal Tribuna do Norte, os principais temas pertinentes ao desenvolvimento e crescimento da economia no Estado. O público alvo é formado por empresários, lideranças políticas e pesquisadores.

Conteúdo

As reportagens, entrevistas, transcrições de palestras e de pronunciamentos que marcaram os oitos anos de um projeto que discute os rumos do Estado e propõe soluções para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte estão em fascículos que serão distribuídos gratuitamente a partir desta segunda-feira, 08, pelo Sistema FIERN. Os dezoito volumes da publicação reproduzem o material produzido a partir dos seminários “Os Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

“A edição desses encontros está como fonte de conhecimento sobre a nossa realidade e como mais um testemunho de que quando as instituições faltam os agentes sociais podem agir, falar, propor soluções necessárias à melhoria de vida do cidadão, destinatária único de todos os esforços”, destaca a apresentação dos fascículos, que serão distribuídos na segunda-feira.

Os 18 fascículos abordam assuntos tratados nos seminários promovidos pelos Motores do Desenvolvimento. Os temas são: “Infraestrutura”, “Energia”, “Turismo”, “Indústria”, “Comércio e Serviços”, “Empreendedorismo”, “Educação”, “Eleições 2010”, “Agronegócio e Pesca”, Agronegócios e Pesca”, “Gestão Pública”,  “Novo Aeroporto”, “Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014”, “Eleições 2012, “Transportes e Mobilidade Urbana”, “Pesca, Aquicultura e Carcinicultura”, “Educação Básica e Profissional” e “A Indústria e as Ideias Sustentáveis”.


Leia também: