Motoristas de ônibus cobram adicional por dupla função

Publicação: 2019-07-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Motoristas de ônibus intermunicipais fizeram um protesto de alerta no final da tarde desta quinta-feira (11). O ato aconteceu em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN), no Viaduto do Baldo, na zona Leste da capital. A principal demanda cobrada pela categoria é a mudança no repasse de gratificações aos motoristas que acumulam a função de cobrador, o que significa, segundo o sindicato, uma redução substancial nos vencimentos dos profissionais.

Motoristas fizeram paralisação na tarde de ontem para dar encaminhamento às reivindicações
Motoristas fizeram paralisação na tarde de ontem para dar encaminhamento às reivindicações

A reclamação dos motoristas é que, até o início do mês, os profissionais da Grande Natal recebiam uma gratificação de 2,5% das passagens em virtude da dupla função de motorista-cobrador. Segundo Junior Rodoviário, presidente do Sintro-RN, as empresas afirmaram ter um entendimento diferente e passaram a repassar a mesma porcentagem, porém apenas sobre as passagens em dinheiro, o que diminui a bonificação.

 "Nossa preocupação é que a mudança agora restringe as gratificações aos pagamentos apenas no dinheiro. E daqui a cinco anos, que essa forma de pagamento tende a acabar, essa gratificação acaba?", questiona o presidente da Sintro-RN, que sugeriu o pagamento de uma gratificação fixa como solução para o impasse.

Segundo apurou a reportagem, o ato foi uma convocação da entidade para comunicar o resultado de uma reunião entre o Sintro-RN e as empresas de transporte intermunicipal, que deveria ter acontecido na tarde desta quinta (11), no Ministério Público do Trabalho. Segundo os motoristas, os empresários não compareceram à reunião.

Insegurança
Outro problema que atinge o transporte público da cidade é a insegurança. A rotina ganhou mais um capítulo na madrugada desta quinta-feira (11). Dois criminosos armados assaltaram um ônibus da linha 72, próximo à avenida João Medeiros Filho, na zona norte de Natal. Ninguém se feriu.

O crime ocorreu por volta das 4h45, quando o coletivo iniciava a primeira viagem. Dois homens em uma motocicleta abordaram o ônibus e, com um deles armado, ordenaram que o motorista parasse o veículo. Então, um dos criminosos entrou no ônibus, saltou a roleta e iniciou o arrastão, recolhendo os pertences dos passageiros e também todo o dinheiro que estava na gaveta do veículo.

Após o arrastão, os dois bandidos fugiram na motocicleta para destino ignorado. A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências, mas ninguém foi preso. Parte das vítimas foi até a delegacia de Plantão da Zona Norte para prestar queixa, entre elas o motorista do veículo, que informou ter sido vítima de um assalto durante o trabalho pela quinta vez.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários