sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Motoristas desavisados “irritam”

- Publicidade -

TRÂNSITO - É necessário consciência na

As autoridades de trânsito de Natal precisam, urgentemente, lançar uma campanha de esclarecimento e educação dos motoristas. É triste e irritante observar os verdadeiros absurdos que são cometidos, diuturnamente, pela expressiva maioria daqueles que estão ao “volante”. Estacionam o carro em fila dupla ou em cima da calçada, dirigem com o braço fora da janela, falam ao celular, conduzem crianças no banco da frente (no colo ou em pé entre os bancos dianteiros), param o carro por falta de gasolina, dirigem sem o cinto-de-segurança, permitem que os passageiros do banco traseiro não usem o cinto-de-segu-rança, andam na contra-mão, “cortam” o sinal de trânsito, não dão preferência a ambulâncias e carros de polícia, andam fazendo “zigue-zague”, conduzem o carro com o “pisca-alerta” ligado, andam na cidade com os faróis “altos” acionados, esquecem de desligar a “seta”, andam com a(s) lanterna(s) traseira(s) queimada(s),   etc.
Visando oferecer sua contribuição à sociedade automotiva natalense, Autos & Motores elenca outros problemas que ainda persistem no trânsito de Natal.

1. SETA
 
Uma das principais reclamações dos motoristas natalenses é a falta de sinalização antecipada. Quem faz conversão sem sinalizar bem e antecipadamente, põe em risco outras pessoas. É uma irresponsabilidade!

2 . NÃO ABRIR ESPAÇO

Outro “vício” envolvendo seta ocorre quando um motorista ignora o sinal dado por outro. Fingir que não vê alguém pedindo espaço é falta de educação e atrapalha o trânsito. Certamente, a mãe do cretino lhe daria um belo puxão de orelha.

3 . FECHAR CRUZAMENTO

É comum em Natal testemunhar alguém “fechando” o cruzamento, como se fôsse o dono da rua.
Para não ter de enfrentar as caras de reprovação, procure se certificar de que existe espaço para você logo atrás do carro que vai à sua frente e que não vai “atrapalhar” ninguém que venha de outras ruas. Se não tiver lugar, aguardar parado no sinal verde é sinônimo de elegância e espírito comunitário e o motorista pode encarar as buzinadas dos apressadinhos.

4 . ANDAR DEVAGAR NA ESQUERDA

Poucas atitudes são mais irritantes que andar devagar na pista da esquerda. É uma demonstração eloqüente de falta de consideração aos outros ou, simplesmente, ignorar a própria “lentidão”. Seja educado e dê passagem.
 
5 . CHAMINÉ

No momento em que o meio ambiente é tão valorizado, andar por aí como uma “chaminé ambulante” é um vexame. Para não ser ridículo, resolva o problema em uma oficina o mais rápido possível.

6 . PNEU CARECA

O que você pensa quando vê um carro com pneu “careca”? Nada de muito positivo sobre o dono do carro, não é verdade? Correr risco por causa de pneu careca está fora de moda. Invista em segurança para ser admirado.

7 . NO ESCURO

Esquecer de ligar o farol é uma grande “gafe”. Cultivar esse vício torna o motorista um risco para os outros e para ele mesmo. Na estrada, ligue o farol baixo, a fim de ser visto pelos motoristas dos carros que vêm em sentido contrário. A única vantagem do escuro é que fica mais fácil esconder a cara-de-pau.

8 . PEÇA DEPENDURADA

Outro “vício” deplorável é fazer gambiarras para manter o carro inteiro. Arames, massa e esparadrapo, não fazem parte do projeto original do automóvel. Portanto, jamais recorra a “elas” para segurar placas, pára-choques e outras peças.

9 . DIRIGIR COLADO

Mais de 90% dos motoristas dirige “colado” no carro que vai à frente, sem guardar a distância se-gura. Resultado, os constantes engavetamentos.   

10 . BUZINAR

Buzinar para chamar alguém é irritante e ridículo.

11 . EXTINTOR VENCIDO

É evidente que essa não é a principal preocupação do motorista, mas a data de validade do “extintor-de-incêndio” do carro  pode gerar um vexame. O motorista que toma multa de mais de R$ 100,00 por esquecer de trocar o equipamento velho, deve manter o silêncio.

Seja um motorista exemplar. Contribua para um trânsito humano e ordenado. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas