Motoristas que não respeitam vagas exclusivas nos estacionamentos recebem multa moral

Publicação: 2011-08-08 15:15:00 | Comentários: 6
A+ A-
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, encontrou uma forma inusitada de punir os infratores de trânsito que não respeitam as vagas nos estacionamentos públicos e privados destinados aos portadores de necessidades especiais e maiores de 60 anos.

Infratores de trânsito que não respeitam as vagas especiais nos estacionamentos públicos e privados serão punidosTrata-se da “Multa Moral” que vem sendo aplicada dentro da campanha criada pelo Departamento de Educação de trânsito do órgão nessa semana nos estacionamentos da Universidade Potiguar (UnP).

Para secretária da Semob, Elisabeth Thé “a iniciativa tem como objetivo promover, de maneira criativa, a consciência dos condutores de veículos, a não usarem as vagas exclusivas nos estacionamentos para idosos e pessoas com deficiência física.”

A campanha prevê como punição ao motorista, a aplicação de panfleto junto ao limpador de vidro do veículo informando que foi cometida a infração, que está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, inciso XVII.

A campanha será desenvolvida também nos estacionamentos públicos da cidade e os estabelecimentos privados poderão solicitar a presença dos educadores por meio do telefone (84) 3232 9128.

Com informações da PMN

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • fernando_arprex

    Sou de Curitiba, aqui a Lei de Estacionamento em locais especias funciona e muito. Temos aqui o DIRETRAN, que fiscaliza todos os shoppings da cidade e todos os locais que existem vagas especiais! É multa, e se o dono do carro nao aparecer, o carro é rebocado e levado ao patio do Detran.

  • cancan

    Bravo! Bravíssimo !!! Muito suave a punição. Mas é ponto de partida para que no futuro, se tomem medidas punitivas mais severas contra os infratores que \"covardemente\" estacionam em locais destinados a pessoas carentes. Bom seria no momento, que as advertências fossem no mínimo ADESIVADAS no parabrisa ou na \"lataria\" do veículo...

  • cpinheirorosa

    eu nao sei de onde vem tamanha incompetencia de nossos administradores. no codigo de transito brasileiro, em seu artigo primeiro, afirma:\" O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código\". mais a frente o código explicita: \"Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas\". seja publico ou privado, é regido pelas normas do CTB, tanto é que o midway ou qualquer outro estabelecimento que tenha estacionamento privativo deve ter a sinalizaçao do estacionamento aprovada pelo orgao de transito competente (aqui é a semob). se parou em local proibido, aplica as sanções presentes no CTB, se a propria multa e os pontos na carteira nao inibem estes motoristas mal educados, será um adesivo que irá faze-lo? é cada uma...

  • camboim

    Realmente correto, são jovens e homens e mulheres dando mal exemplo aos filhos, colocando nessas vagas......acho QUE O MULTA DE R$ 957,00 era bom p bolso dessas figuras anormais...

  • rvbousquet

    Sete pontos na carteira, carro guinchado, multa de R$ 957,00 e em caso de reincidência, suspensão do direito de dirigir por, no mínimo, um ano. Simples assim.

  • fsouzax

    Se é uma \"infração, que está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, inciso XVII\", como diz na reportagem, por que não multar logo? Por que a campanha tem que ser sempre (só) educativa? Será que já não houve tempo suficiente pro povinho se educar?