Movimentação no aeroporto deverá ser menor em julho

Publicação: 2019-07-07 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Inframerica, empresa administradora do Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, divulgou em nota enviada à imprensa, a expectativa de movimentação de passageiros durante a alta temporada de julho.  A concessionária calcula, para este mês, um fluxo de cerca de 220 mil passageiros. Estão previstos 201 voos extras de um total de 1.536 pousos e decolagens. O número de passageiros, caso não ocorra expansão do total apresentado pela empresa, será 8,14% menor do que o transportado em julho do ano passado pelo terminal. Em número absolutos serão 19.495 passageiros a menos – não considerado os passageiros internacionais.
São esperados 220 mil passageiros circulando no aeroporto em julho
Aeroporto operacionalizado pela Inframerica no Rio Grande do Norte deverá transportar 220 mil passageiros ao longo deste mês

Para este julho, conforme divulgado pela Inframerica, os destinos mais procurados são: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. A expectativa com redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação promovida pelo Governo do Rio Grande do Norte é que entrem, no segundo semestre, novos voos como consequência do benefício. 

Recomendações

Para quem for viajar, a Inframerica recomenda que os passageiros cheguem com pelo menos 1h30 de antecedência para voos nacionais e 2h para internacionais. Além disso, para agilizar o andamento dos processos na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando - cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Tablets e laptops também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas.

Alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes, líquidos e inflamáveis. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, ele deve ser transportado em  bagagem despachada. Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirmar com a  companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando é importante para que esse processo não atrase o voo.

Fecomércio elabora ideias para setor

O presidente da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), Marcelo Fernandes de Queiroz, coordenou semana passada, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, em Natal, reunião da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Federação. Na pauta, os primeiros debates para a construção de um conjunto de propostas para dar suporte à atividade turística em Natal e no Rio Grande do Norte. A ideia é que, tão logo essas propostas estejam consolidadas, elas possam ser apresentadas ao Governo do Estado e à Prefeitura do Natal, como uma contribuição para fomentar o segmento e, com isso, estimular o desenvolvimento econômico potiguar.

O coordenador da CET, George Costa, chamou atenção para a importância dessas propostas, que devem ser elencadas e detalhadas pelas entidades que compõem a Câmara (16, no total, entre elas ABIH/RN, Natal Convention Bureau, Abav/RN, Sindetur e Abrasel). “Quando este documento estiver pronto, e que pudermos entregar tanto ao Governo quanto à Prefeitura, será um enorme serviço que iremos prestar ao nosso Estado. Devemos agir alinhados aos entes públicos para que possamos voltar a ver o desenvolvimento da atividade”, disse Costa.

“Estamos começando a construir um trabalho consistente, fruto do conhecimento profundo que todos os membros desta Câmara têm da realidade vivida pela atividade turística do Rio Grande do Norte”, frisou o presidente Marcelo Fernandes Queiroz, destacando que nunca é demais lembrar que o setor terciário – incluindo Comércio e Serviços, entre os quais se insere o Turismo – responde por mais de 70% dos empregos formais gerados e por quase 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte.

Movimentação Aeroporto
Veja comparativo entre julho/2018 e previsão para julho/2019

Julho / 2018
1.832 aeronaves domésticas
37 aeronaves internacionais
1.869 total de aeronaves
239.495 passageiros domésticos
6.788 passageiros internacionais
246.283 total de passageiros

Julho / 2019
220 mil passageiros esperados
201 voos extras
1.536 pousos e decolagens

Fonte: Inframerica


continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários