quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Movimento de passageiros tem crescimento de 12%

- Publicidade -

Brasília – Apesar da redução das operações da Varig ao longo dos últimos  seis meses, o movimento de embarques e desembarques de passageiros nos aeroportos  brasileiros cresceu 12,64% no primeiro semestre do ano em comparação com mesmo  período de 2005. Por outro lado, a movimentação de cargas nos terminais, no  mesmo período, caiu 7,31%. Segundo a Infraero, estatal que administra os 66  aeroportos, a queda no trânsito de cargas foi provocada mais pela diminuição  no ritmo de crescimento das exportações do que pelos cancelamentos de vôos da  companhia aérea em crise. 

A elevação do número de passageiros nos aeroportos está diretamente atrelada  ao crescimento da economia. “Várias análises nos mostram que para cada um ponto  porcentual de aquecimento no PIB (Produto Interno Bruto) do País, o movimento  de passageiros cresce entre 2,2 e 3 pontos porcentuais”, comentou  um técnico  da Infraero sobre as estatísticas de movimentos nos aeroportos do País.  No primeiro semestre deste ano, a estatal registrou 50,7 milhões de embarques  e desembarques de passageiros. De janeiro a junho do ano passado, foram 45,03  milhões. O maior crescimento ocorreu no mercado doméstico que totalizou até  junho deste ano 44,27 milhões de passageiros, o que significou elevação de 14,14%  em comparação aos primeiros seis meses do ano passado.

Até junho de 2005, ocorreram  38,78 milhões de passageiros nos vôos nacionais.  Entre os passageiros internacionais, entre os quais estão os brasileiros que  chegam ao País após viagens ao exterior, o crescimento foi de apenas 3,3%. Este  ano, foram 6,44 milhões de passageiros contra 6,24 milhões no ano passado.  O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, continuou na liderança do movimento  de passageiros que registrou 8,14 milhões de saídas e chegadas até junho, sendo  pouco mais da metade desse número de passageiros internacionais.  Cargas – A queda no movimento de cargas nos aeroportos, segundo a Infraero,  não foi diretamente influenciada pela redução recente dos vôos da Varig neste  semestre. A maior parte das operações da companhia neste segmento são realizada  pela ex-subsidiária Varig Logística (VarigLog), que já tinha sido vendida no  início do ano e, no dia 13 de julho, arrematou a ex-controladora.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas