quarta-feira, 17 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Movimentos que curam

- Publicidade -

Isaac Ribeiro
repórter

Faz um certo tempo que o tai chu chuan deixou de ser simplesmente uma prática oriental que mistura meditação e elementos de arte marcial, principalmente do kung fu. Hoje, ele é um verdadeiro aliado para tratar certas patologias, ajudando a atenuar alguns sintomas e a melhorar a qualidade de vida de muita gente.  Portadores de doenças como fibromialgia, osteoporose, artrose, insuficiência cardíaca e até mesmo depressão estão recorrendo ao método, ainda pouco divulgado em Natal.
Prática oriental, misto de meditação e artes marciais, Tai Chi Chuan é grande aliado para atenuar sintomas de doenças como a fibromialgia, osteoporose, insuficiência cardíaca, artrose e até mesmo depressão em idosos
Várias universidades internacionais têm comprovado o efeito curativo do tai chi chuan. Entre elas, a Universidade de Harvard, a Universidade da Califórnia e a Israel Deaconess Medical Center, todas nos Estados Unidos. Essa última chegou a classificar os resultados “provacativos” e “impressionantes”. A Tufts University School of Medicine, em Boston (EUA), desenvolveu um trabalho com 66 pacientes de fibromialgia (ver quadro na página 3), submetendo-os ao tai chi chuan duas vezes por semana ao longo de doze semanas.

#SAIBAMAIS#Ao final, foram percebidas melhorias em relação à dor, ao humor, sono, capacidade de se exercitar e na qualidade de vida de uma forma geral.

“O tai chi chuan é uma atividade que envolve contração e relaxamento muscular, trabalha os dois lados do corpo, às vezes de maneira simétrica, às vezes assimétrica. Muitas vezes a carga de peso é colocada sobre uma única perna. Na sequência, esse peso é transferido para a outra perna. Então, esse processo de transferência, que chamamos de perna cheia e perna vazia, é que faz com que a pessoa que pratica o tai chi melhore a força e melhoro também o equilíbrio, que é a grande questão”, comenta a reumatologista aposentada Margarita Mota Rocha de Arruda Câmara, também praticante da terapia oriental.

MOVIMENTOS LENTOS
O professor de tai chi chuan, Marcelo Sena, ministra aulas gratuitas, às segundas e quintas-feiras, no Parque das Dunas. Ele próprio, ao ensinar a técnica chinesa, trata duas hérnias de disco e diz sentir-se melhor. De acordo com ele, na segunda semana o aluno já começa a sentir os resultados.

“O aquecimento é leve, os movimentos são lentos, repetitivos. Você também tem que visualizar o que você quer tratar. Se você não visualizar, vai mexer o braço só por mexer o braço e ficar pensando em outra coisa… não vai valer nada. Você tem que ter a consciência do que está fazendo”, comenta Marcelo.

O tai chi chuan desperta a energia e equilibra a pressão sanguínea. Suas técnicas respiratórias reduzem o estresse, diminuem a frequência cardíaca e aumentam o nível energético. Ele também aumenta a capacidade de concentração, exercitando a memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias. Alonga os músculos e deixa as articulações mais flexíveis, pois seus movimentos circulares e lentos diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular. Também melhora o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas, além de melhorar a circulação sanguínea.

Efeitos
Desperta a energia e equilibra a pressão sanguínea. Suas técnicas respiratórias reduzem o estresse, diminuem a frequência cardíaca e aumentam o nível energético. Ele também aumenta a capacidade de concentração, exercitando a memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias. Alonga os músculos e deixa as articulações mais flexíveis, pois seus movimentos circulares e lentos diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas