quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

MP escolhe nome de procurador-geral

- Publicidade -
Os membros do Ministério Público do Rio Grande do Norte, votam nesta sexta-feira (5), para a formação da lista que será encaminhada à governadora Fátima Bezerra, para que ela nomeie o procurador-geral de Justiça para o biênio 2019-2021. O atual procurador-geral, Eudo Rodrigues Leite, e a procuradora de Justiça Iadya Gama Maio disputam o cargo.

Eudo Leite, atual PGJ, é candidato à reeleição


Eudo Leite, atual PGJ, é candidato à reeleição

 Os dois candidatos já haviam se enfrentado na última eleição, ocorrida em 2017. Mais uma vez, os membros do Ministério Público do RN poderão escolher, entre os dois nomes, aquele que melhor representa os anseios da instituição. O resultado será encaminhado para a governadora do Estado para que ela escolha quem estará à frente do MPRN pelos próximos dois anos.

Todos os membros do MPRN em atividade poderão participar da eleição, que acontecerá das 8h às 14h no plenário Procurador de Justiça William Ubirajara Pinheiro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal; e no prédio-sede das Promotorias de Justiça de Mossoró. A votação será feita por meio de urna eletrônica. O voto é secreto, pessoal e direto, exercido em cabine indevassável.

Eudo Rodrigues Leite é o atual procurador-geral de Justiça e atuou na capital na Promotoria de Direitos Humanos e Cidadania e na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. Com 19 anos de MPRN, Eudo já exerceu cargos de coordenador do Caop Patrimônio Público, promotor assessor do PGJ, coordenador jurídico judicial, chefe de Gabinete do PGJ e presidente da Associação do Ministério Público do RN (Ampern) por dois mandatos, tendo sido, em seguida, promotor assessor da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.

Iadya Gama Maio é procuradora de Justiça, tem quase 25 anos de atuação no MPRN, é doutora em Ciências pela USP e se destacou, quando ainda era promotora de Justiça, por seu trabalho em defesa dos direitos das pessoas idosas e pessoas com deficiência. Ela foi secretária e coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), foi diretora da Fundação Escola do Ministério Público (FESMP) e exerceu interinamente o cargo de Ouvidora do MPRN. Em 2012 ela foi agraciada com uma menção honrosa no IX Prêmio Innovare, com o projeto “Transporte urbano e população idosa: construindo uma nova relação”.

Procuradora Yadia Gama, disputa cargo pela segunda vez


Procuradora Yadia Gama, disputa cargo pela segunda vez

Na edição da TRIBUNA DO NORTE do último dia 17 de março, os candidatos falaram sobre o motivo que os leva querer ser procurador-geral de Justiça no estado.

O procurador Eudo Leite afirmou que as medidas adotadas nos últimos dois anos, principalmente controlando despesas no Ministério Público, otimizou os recursos. “De forma resolutiva, mediamos greves de áreas sensíveis, como segurança e saúde, evitando o colapso desses serviços públicos essenciais”, elencou entre as medidas adotadas. “Fizemos uma completa reestruturação do Gaeco, o que possibilitou um aumento de 100% no número de operações”, afirmou, referindo-se às medidas relacionadas ao combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte, além de ter instituído um Grupo de Trabalho para atuação na segurança pública. Para o próximo biênio, segundo Eudo Leite, “vamos manter o zelo no trato da coisa pública, ajudando o Estado a crescer de forma responsável”.

A procuradora Yadia  Gama, afirma que a sociedade tem exigido a participação mais ativa do Ministério Público para a promoção dos direitos fundamentais da população, como saúde, educação, segurança pública e direitos das minorias. “Por isso mesmo, sua Chefia deve catalisar a força da Instituição para antená-la aos maiores problemas vivenciados no momento”, afirma, citando a crise financeira do Estado; o crescimento da criminalidade e da violência, inclusive contra as mulheres, crianças, idosos e comunidade LGBTS; as dificuldades de equilíbrio entre o custo/demandas dos SUS, entre outros assuntos. Segundo ao procuradora, o MPRN deve equilibrar seus esforços entre a atuação repressiva e induzir políticas públicas, imprescindíveis à sociedade. “Com trajetória profissional pautada na luta pela implementação dos direitos humanos, qualificação e experiência em gestão pública, estou pronta para chefiar o MPRN”, afirmou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas