MP investiga suposto uso político-eleitoral de operação "Natal Segura"

Publicação: 2018-09-14 08:47:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Ministério Público do RN investiga a Operação "Natal Segura", lançada nesta quinta-feira (13), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e que teve início nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira hoje (14). A portaria foi assinada pelo promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra, titular do Controle Externo da Atividade Policial e Tutela do Sistema Penitenciário.

Operação Natal Segura está sendo realizada em vários pontos da cidade
Operação Natal Segura está sendo realizada em vários pontos da cidade. Na foto, barreira no prolongamento da Av. Prudente de Morais

De acordo com o órgão, objetivo é apurar em caráter preliminar porque somente agora, em período eleitoral, a ação do Governo está ocorrendo. O principal questionamento do promotor é "que o chefe do Poder Executivo estadual é candidato à reeleição ao Governo e que esta operação pode estar sendo explorada sob o viés político-eleitoral, o que pode comprometer a finalidade no emprego dos efetivos aparatos policiais".

A Operação Natal Segura conta com o apoio das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e está ocorrendo nas entradas e saída da capital potiguar. O objetivo, segundo o que foi repassado pela Sesed, é diminuir a criminalidade na cidade. Outro motivo da operação, ainda de acordo com a Sesed, seria impedir que fugitivos da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes, em João Pessoa (PB), entrem na capital e consequentemente nas cidades da Região Metropolitana. A fuga ocorreu há quatro dias. 

Questionada sobre o pagamento das diárias operacionais para a realização das barreiras da Polícia, a secretária de segurança, Sheila Freitas não quis informar os valores que seriam gastos. Sheila Freitas se limitou a dizer que a verba é proveniente de um convênio antigo com Detran/RN e não vai divulgar a quantidade de policiais que estão envolvidos na operação por motivos de segurança.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários