MP pede relatório ao Hospital Rio Grande

Publicação: 2020-04-30 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O promotor de Justiça Alexandre Matos Pessoa da Cunha Lima, do Ministério Público Estadual, abriu inquérito civil para fiscalizar o Hospital Rio Grande com relação a procedimentos adotados no atendimento ao Coronavírus. O promotor deu 15 dias para que o Conselho Regional de Medicina realize inspeção para avaliar os protocolos médicos e fluxos de atendimento, inclusive sobre a prescrição da hidroxicloroquina e azitromicina. 

Sobre procedimento com Coronavírus  
A lista de inspeção é vasta.  Vai desde o número de estoques de EPI’S até a cobrança de relatório atualizado das testagens - resultados positivos e resultados negativos – e, informação sobre o quantitativo de pacientes internados, além dos óbitos registrados em decorrência da COVID 19. 

O MPE também quer saber se há contrato com laboratórios privados para a coleta e exame do COVID 19 e se há disponibilidade de testes rápidos para constatação de anticorpos para a Covid-19. 

Biônicos 
Triste o poder que não pode. Essa é mais ou menos a situação do reitor Josué Moreira “nomeado” para ocupar o cargo no IFRN. O professor pro tempore nomeou vários cargos para as diretorias dos Institutos, embora pelas normas em vigor essas nomeações só poderão ser realizadas pelo reitor que não ocupe o cargo temporariamente. 

A situação está embaralhada.   

Fake News 
Se depender da deputada Isolda Dantas, o cidadão que divulgar notícias sabidamente falsas, as fakes news, poderá ser multado em até 10 mil reais. Para isso, a petista apresentou projeto de lei no parlamento estadual. 

Segundo a parlamentar, a notícia falsa pode desvirtuar a verdade com relação à saúde, segurança pública, economia e afetar interesse público relevante. 

Quem já foi vítima de fake news que o diga. 

Pensão post-mortem 
Albert Dickson (PROS) apresentou ontem (29) projeto de lei para garantir aos familiares dos funcionários da Saúde e Segurança Pública uma pensão em caso de falecimento do servidor público que esteja na linha de frente do combate ao coronavírus. Dickson pediu o apoio dos seus pares para a aprovação do projeto que tramita na casa. 

Recursos 
O Governo Federal liberou ontem (29) o pagamento de quase R$ 9 milhões para 35 prefeituras potiguares. Os recursos são provenientes de emendas do deputado federal Walter Alves (MDB-RN) e podem ser usados nas ações de combate à pandemia de Covid-19. A verba faz parte do custeio para o incremento do Piso de Atenção Básica (PAB).

Refresco 
Alívio para o bolso dos alunos. A Câmara Federal aprovou na terça (28) a suspensão por 60 dias dos pagamentos do FIES, podendo ser prorrogado por mais dois meses. A medida beneficiará alunos com atraso de até seis meses. O texto segue para análise do Senado Federal.

À unanimidade 
O Partido Republicano da Ordem Social (Pros/RN) teve contas do ano de 2016 reprovadas pela corte do TRE/RN. A juíza Adriana Magalhães, que relatou o processo, não considerou satisfatórios os documentos referentes à doação de serviços contábeis e de imóvel presentes nos autos, irregularidades que ensejaram a decisão.

Adiamento 
O Sistema Hapvida suspendeu, temporariamente, os reajustes anuais das mensalidades dos clientes cujos aniversários de contrato acontecerá nos meses de maio, junho e julho deste ano. Prorrogou o reajuste para o final de 2020. 

Deseducou 
Não sem tempo, o ministro do STF, Celso de Mello, determinou abertura de inquérito contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo crime de racismo.

Violência doméstica
A vereadora Julia Arruda convidou a promotora e coordenadora do Namvid, Dra Érica Canuto, para um bate papo via live, no insta da vereadorajuliarruda, nesta quinta, às 17h. As meninas vão abordar a violência doméstica em tempos de distanciamento. 

Fechada 
A praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, permanece fechada para o turismo. Assim entenderam as pessoas de bom senso do município, incluindo a classe empresarial. A confirmação de casos de Covid-19 em cidades vizinhas exigiu prudência e muita cautela sobre a reabertura das praias. 
Saravá!!!

Blues e Jazz
A 6ª edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz terá início na quinta-feira, 30 de abril, às 20h, com Hamilton de Holanda em apresentação ao vivo transmitida pela internet. A live, realizada em homenagem ao músico Moraes Moreira, será apresentada no site.

Pais e filhos 
O grupo editorial Santillana criou uma plataforma com conteúdo educativo para pais e crianças. Estão disponíveis para download gratuito livros infanto-juvenis de escritores aclamados, como Ruth Rocha, Eva Funari, Pedro Bandeira e Ana Maria Machado. Novos títulos serão adicionados a cada semana. A dica é da Revista Bula. 

Suspense
Para os amantes da ficção policial e para todos que querem começar a ler policiais e suspenses. A crítica especializada recomenda o título “Gritos no Silêncio”, primeiro volume da série Detetive Kim Stone, da Ângela Marsons, da Editora Gutenberg.