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MP quer bloqueio de telefones usados em trotes ao Ciosp

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A quantidade de ligações com comunicações de falsas ocorrências à Polícia Militar é um dos problemas que atrapalha o trabalho de atendimento às vítimas de crimes no Rio Grande do Norte. A média de trotes chega a 8 mil por dia e, agora, o Ministério Público do Rio Grande do Norte cobra que os números utilizados para passar ‘trotes’ sejam bloqueados.

Os trotes aumentam o tempo de espera para aqueles que ligam e precisam dos serviços do Ciosp
Os trotes aumentam o tempo de espera para aqueles que ligam e precisam dos serviços do Ciosp

De acordo com levantamento realizado pela Tribuna do Norte no ano passado, somente em um mês, quase 8 mil trotes foram feitos ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), sendo 7.702 realizados pelos mesmos números. Em alguns casos, houve números telefônicos que chegaram a ligar mais de mil vezes por mês para os policiais. Por isso, o MPRN quer uma providência por parte da Polícia.

Entendendo que a falsa comunicação de ocorrências configuram crimes de atentado contra a segurança, a 70ª Promotoria de Justiça entende que o Estado tem o dever de prevenir e reprimir esses atos com vistas à preservação da ordem pública. Considerando a necessidade de adotar soluções tecnológicas para a diminuição dos prejuízos causados pelos trotes ao serviço do Disque 190,
 o MPRN recomendou que o Ciosp tome as providências para reduzir o problema.

Na recomendação, destinada à direção do Ciosp, a promotoria sugere que sejam tomadas “providências para a prevenção de trotes ao Disque 190, devendo regulamentar, através de Carta de Serviços ao Usuário, os requisitos necessários para acessar o serviço, com a possibilidade de bloqueio de ligações oriundas de números envolvidos com reiterados trotes”.

O prazo dado foi de 60 dias para que o Ciosp se manifeste sobre a recomendação.

Prejuízos

Além de prejudicar a operacionalização dos serviços policiais, os trotes aumentam o tempo de espera para aqueles que ligam e querem utilizar o serviço. O número de atendentes do Ciosp é de, em média, oito policiais. Muitas  vezes, ao ligar para o sistema, as pessoas se deparam com todas as linhas ocupadas, e têm que aguardar o atendimento.

Diariamente, o 190 recebe entre 1.500 e 2 mil ligações nos dias de semana. Nos fins de semana, o número aumenta para cerca de 3.200 chamadas – que incluem também o aumento no número de trotes. Em abril, a média diária de trotes foi de 266, o que representa13,3% do total, durante a semana. Em dezembro de 2017, a média diária de trotes era de 188, o equivalente a 12,5% do total de ligações recebidas pelo serviço.

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