MPRN abre inquérito para apurar condições do Carnatal na Arena

Publicação: 2013-10-12 00:00:00 | Comentários: 6
A+ A-
Júlio Pinheiro - editor TN Online

A Destaque Promoções não tem outra alternativa para a realização do Carnatal 2013 que não seja a Arena das Dunas. Não há um “plano B”, segundo  o deputado estadual Gustavo Carvalho, um dos diretores da empresa. Ontem, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente contestou a realização da micareta no largo da Arena das Dunas - alternativa que vem sendo discutida entre a Destaque Promoções e a OAS. A Promotoria abriu inquérito e quer explicações quanto às condições que o espaço oferece para abrigar a festa.
Aldair Dantas - 25/03/2011Rossana Sudário acha inconcebível realizar evento na ArenaRossana Sudário acha inconcebível realizar evento na Arena

A Destaque Promoções acredita que os transtornos causados com a micareta não justificam um possível veto à realização do Carnatal no pátio da Arena e já está viabilizando a documentação necessária para conseguir a liberação ambiental junto à Prefeitura do Natal.

De acordo com a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Rossana Sudário, que instarou o inquérito, o estádio Arena das Dunas ainda não possui “sequer a liberação para realizar uma partida de futebol e, ainda menos provável, laudos que comprovem a viabilidade de uma festa que aglomera milhares de pessoas durante os quatro dias de festa previstos”.

Por isso, o MP agendou para o dia 23 deste mês uma reunião com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RN), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além da Destaque Promoções e construtora OAS. A Destaque, no entanto, vai se antecipar.

De acordo com o deputado estadual Gustavo Carvalho, a Destaque e a OAS seguem negociando a viabilização da micareta no largo da Arena. Durante as conversas, a Semurb teria sido acionada e fez solicitações para a liberação do local, que, segundo Carvalho, estão sendo cumpridas. “Vamos nos antecipar e procurar o Ministério Público para, antes do dia 23, mostrar a viabilidade do Carnatal naquela área”, garantiu Gustavo Carvalho.

Ele reconhece que a festa trará transtornos no tráfego próximo a Arena das Dunas e que serão ainda maiores devido às obras de mobilidade urbana que estarão em curso em Lagoa Nova – motivo pelo qual a micareta foi vetada nas ruas do bairro. Contudo, o deputado argumenta que, por ser um evento de quatro dias, a justificativa de transtornos durante o período não seriam plausíveis para a inviabilização da festa. “É natural que no Carnatal, num grande jogo de futebol, na visita do Papa,ou em outros grandes eventos haja transtornos, mas é preciso sensibilidade para saber que isso não inviabiliza o evento, que é de quatro dias”, defendeu.

Questionado se a Destaque Promoções já tem outra opção, caso a possibilidade de realizar o Carnatal no pátio do estádio seja descartada, Gustavo Carvalho foi enfático: “Não”. O deputado, no entanto, não cogita a possibilidade de não realizar a micareta. “Esperamos que nossos argumentos sejam compreendidos, por ser uma área privada, fechada e que contempla o evento sem nenhum problema grave para a cidade, nem para as ruas. Isso preserva a tradição de um evento que gera emprego e renda, traz divisas para Natal e traz reflexo positivo para o turismo”, defendeu o deputado, que terá reunião na segunda-feira (14) junto aos demais membros da Destaque Promoções com a OAS.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários

  • lucimaraevangelistad

    acho que o evento deve ser feito sim, mais bem que poderia ser na praia do meio o evento como o carnatal tem que ser lembrado todo ano coisas piores esses politicos fazem e nimquem diz nada ai querem acaba com o carnarnatal jamais.

  • julimont.rn

    Uma veste que nem fede nem cheira, mais é muito bom ir pra la, pelo menos o trânsito num ponto crítico de Natal não terá problemas.

  • nelsoncouto

    Creio que a melhor solução para o local a ser realizado o CARNATAL seria no prolongamento da Avenida Prudente de Morais como a imprensa noticiou.

  • phalbino

    Isso é ridículo! Esse evento NÂO É BOM pra Natal. A quantidade de jovens alcoolizados nesse dias é vergonhoso e terrível para as famílias de NATAL. Os problemas gerados no trânsito não são bons pra NATAL. Acabem com esse evento que só traz dinheiro para quem o promove e tristeza para as famílias dos jovens que são destroçados nele.

  • ibcosta1

    Não há o que discutir: Carnaval na Arena? Não.É preciso não aceitar tudo que vem acontecendo neste País. Todos querem fazer o que bem entendem.A Arena é para jogo de futebol.Mas tem lugar que querem fazer presídio em Arena depois da Copa.Logo vão querer fazer vaquejada nas Arenas.Até briga de galo também. Querem confundir a ideia de democracia.

  • adrianofrancos78

    Concordo plenamente com a senhora Rossana Sudário, do meu ponto de vista, o local (arena das dunas) não é adequado para receber a micareta, haja vista, acho que existem na cidade, outros pontos que podem ser realizado este evento; Ex: na praia do meio, próximo a ponte Newton Navarro ou na av. Engenheiro Roberto Freire.