sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Mudança da guia

- Publicidade -

O prazo de validade do atual modelo da Guia de Trânsito Animal (GTA), utilizada para o transporte de animais em todo o País, foi ampliado para o dia 31 deste mês. A decisão consta de instrução normativa publicada no Diário Oficial da União. Anteriormente, a determinação era de que a nova GTA entrasse em vigor a partir do próximo dia 21. “O modelo de Guia de Trânsito Animal aprovado pela Portaria nº 22, de 13 de janeiro de 1995, terá validade e será aceito paralelamente ao modelo aprovado pela Instrução Normativa nº 18, de 18 de julho de 2006, até 31 de agosto de 2007”, informa o texto da Instrução Normativa nº 38. A IN também convalida a utilização do modelo da GTA aprovada pela Portaria nº 22, de 13 de janeiro de 1995, no período compreendido entre 23 de junho de 2007 até o dia 13 último. A instrução normativa revoga ainda a IN nº 39, de 24 de novembro do ano passado. O novo modelo da GTA tem o objetivo de aumentar a segurança e o controle sanitário de animais no transporte interestadual e intermunicipal.

Regulamento

Publicado no Diário Oficial do último sábado, o edital da 45ª Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas, a Festa do Boi, a ser realizada de 13 a 20 de outubro próximo. As inscrições de animais de argola começaram desde ontem e vão até 5 de outubro, a um custo de R$ 50,00, por cabeça. O curral para animais misto custará R$ 550,00, para 25 animais. 

Expositor

O primeiro expositor da Festa do Boi 2007 é o empresário Mário Ermírio de Moraes, filho de Antonio Ermírio de Morais (Grupo Votorantim). Ele vai trazer 15 animais da raça Guzerá de sua propriedade em Avaré/SP, para a exposição em Parnamirim, de 13 a 20 de outubro próximo. Dos 729 espaços para animais puros, cerca de 500 já foram vendidos.

Imposto rural

Já está correndo o prazo de apresentação e recolhimento do Imposto Territorial Rural (ITR) 2007. O prazo final é 28 de setembro.

Exportação de milho

O Brasil já fecha negócios de exportação de milho para março de 2008, em meio a um aquecido mercado internacional, algo que nunca ocorreu de forma antecipada para vendas da safra de verão, disseram fontes do mercado. Esse movimento de vendas de um produto que ainda nem foi plantado já ocorre normalmente no mercado de soja, um setor que tem o Brasil como um dos principais “players” mundiais. Mas não é inédita a antecipação das vendas externas de milho do País, pois parte da produção da segunda safra (safrinha) deste ano já foi assim negociada, com os brasileiros tentando ganhar mercados no exterior depois que os Estados Unidos decidiram usar um volume maior do grão para produção de etanol, mudando, como consequência, os preços de patamar. Os preços estão convidativos para os produtores, é atípico por causa da seca na Europa. Os europeus buscam o cereal brasileiro para cobrir perdas na safra européia. Além disso, o fato de o milho brasileiro não ser transgênico colabora nas vendas, uma vez que países europeus exigem o produto convencional para a alimentação humana.

Tecnologias (I)

O Circuíto de Tecnologias Aplicadas da Emparn terá mais uma etapa nos dias  23 e 24 próximos, na estação da empresa em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Por outro lado, as unidades de Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Cerrados da Embrapa, participaram do 1º Pólo Brasília, no 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, também conhecido como Dragões da Independência. As atrações apresentadas pela Embrapa durante a exposição no Pólo Brasília foram os clones bovinos “Porã” e “Potira”, primeiras potras nascidas no Brasil por intermédio da técnica de bipartição de embriões com eqüinos. Elas nasceram em 2005 e foram clonadas a partir de um pedaço da orelha de uma vaca da raça Junqueira (em risco de extinção no Brasil), quando ela tinha nove anos de idade. 

Tecnologias (II)

Até o final do ano, o Brasil poderá, pela primeira vez, registrar uma planta geneticamente modificada usando tecnologias patenteadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), junto com a BASF. Acordo inédito de cooperação para o desenvolvimento e comercialização de variedades de soja geneticamente modificadas e tolerantes a herbicidas foi assinado, em Brasília, entre a Embrapa e a BASF. A expectativa é de que as novas variedades de soja, resultantes da parceria, possam estar disponíveis para o produtor de sementes em 2010 ou 2011, e para o agricultor a partir de 2012. 

1 – Criadores e competidores de vaquejada do RN terão a oitava edição do Leilão Qualidade, um dos mais importantes do país, que acontece quarta-feira (22), às 20h, no Caxangá Golf & Country Club, em Recife. O evento reúne alguns dos melhores cavalos das raças Quarto de Milha do Brasil e tem a promoção dos criadores pernambucanos e alagoanos.

2 – No dia 22 próximo, a Secretaria do Trabalho e Ação Social promove às 8 horas, mais uma licitação do programa do leite do governo. Quer contratar, em pregão presencial, fornecedor de leite bovino tipo C e leite de caprino, desde a captação até a entrega.  A licitação inclui a captação, beneficiamento e distribuição. 

3 – O Brasil tem o desafio de aumentar a sua produção de leite para incrementar as exportações de produtos lácteos. O mundo está necessitando de leite, segundo levantamento de organismos internacionais. Com a escassez, os preços do leite, em suas diversas embalagens, voltaram a subir nos últimos meses, especialmente o tipo longa vida.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas