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Mudança de “aéreas” será definida terça-feira

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O CEO do consórcio Inframérica, Alysson Paolinelli, afirmou à TRIBUNA DO NORTE que no dia 10 de maio “o aeroporto estará 100% pronto, homologado e pronto para operar”. “Mas se as companhias vão ter concluído a mudança isso é outra história. O tempo que elas precisam para essa transferência será definido na próxima reunião. Mas todos estamos empenhados para que essa transferência seja feita antes da Copa”, disse Paolinelli. A reunião entre as aéreas, SAC, Inframérica e Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) está prevista para ocorrer nesta terça-feira (22).

O CEO do consórcio assegura que o prazo de 18 dias – período entre a reunião e a data prometida pela SAC – é exequível para a transferência das aéreas. “Para o aeroporto funcionar é preciso estar homologado. Mas o processo de transferência e a disponibilidade das áreas estão acontecendo desde o dia 1º de março. Disponibilizamos escritório, espaços para manutenção, cumprimos os nossos prazos inicialmente e as companhias estão fazendo o seu processo de transferência operacional”, acrescentou.

#SAIBAMAIS#Também questionada se o prazo de 18 dias para a transferência das aéreas seria exequível, dado o prazo limite estabelecido pelo próprio ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, de que as operações no local começassem no dia 10 de maio, a SAC admitiu em nota que a data trata-se de uma “previsão par ao início das operações”, mas reforçou que “tudo está caminhando para que o prazo seja cumprido”.

Empresas
Assim como o consórcio Inframérica e a SAC, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias GOL, TAM, Avianca e Azul foram questionadas se o prazo entre 22 de abril e 10 de maio seria suficiente para dar início as operações.

A Abear explicou que não comentaria o cronograma, já que agora caberia ao consórcio dizer o momento ideal para a migração das operações entre os aeroportos.

A TAM informou que a empresa tem contribuído para a realização de testes e para o aprimoramento de sistemas nos novos terminais, e disse ainda que a companhia tem se preparado para atuar no novo aeroporto do RN, com aquisição de equipamentos, e contratação e treinamento de pessoal. “Mas o cronograma de inauguração ainda está sendo definido. Haverá uma reunião em 22 de abril para definir a agenda de mudanças das companhias aéreas para o novo aeroporto”,  declarou a companhia.

A Azul reforçou que somente com a reunião do dia 22 de abril terá uma definição sobre a transferência das operações. A GOL, por sua vez, sugeriu que a reportagem procurasse a Abear para tratar do assunto. A Avianca não respondeu aos questionamentos que recebeu da TRIBUNA DO NORTE.

MEMÓRIA
O Aeroporto Governador Aluizio Alves começou a ser concebido nos anos 90, mas devido a indisponibilidade de recursos públicos para a obra, foi concedido à inciativa privada em 2011 – foi o primeiro do Brasil a passar pelo processo de concessão. A concessionária escolhida para  construir e administrar o empreendimento durante 28 anos foi o consórcio Inframérica, que conquistou o direito em leilão, com um lance de R$ 170 milhões, 228,82% acima do valor mínimo estipulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto atual do Rio Grande do Norte, o Augusto Severo, em Parnamirim, vai deixar de operar voos comerciais, em data ainda indefinida, após a Copa do Mundo no Brasil. No que diz respeito às obras de acesso ao novo aeroporto, a construção foi licitada em 2010 e deveria ter começado em outubro de 2011, com previsão de conclusão em 15 meses. A obra, no entanto, só foi iniciada em 2013 e, segundo o governo do estado, será 100% entregue em maio deste ano. Um dos problemas que o projeto dos acessos enfrentou foi a desistência da Queiroz Galvão, empreiteira que venceu a licitação. A EIT Engenharia, segunda colocada, acabou sendo chamada para assumir o serviço.

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