quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Mudança na tributação pode baixar preço da carne

- Publicidade -

Brasília  – O governo começou a discutir com a cadeia produtiva da carne mudanças no sistema de tributação do Programa de Integração Social e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) incidente sobre o produto. Representantes dos diversos elos da cadeia reuniram-se ontem com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e com o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), para pedir ao governo a desoneração dos produtores de carne que vendem o produto somente para o mercado interno.

A intenção do setor é incluir a carne na cesta básica e, com isso, eliminar a cobrança de PIS/Cofins nas vendas para o mercado interno.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), José Stival, atualmente as empresas que exportam 40% da produção conquistam créditos do PIS/Cofins que cobrem todo o custo com estes impostos nos 60% restantes que são vendidos.

Dessa forma, quem exporta tem um privilégio na venda para o mercado brasileiro em relação às empresas que vendem exclusivamente dentro do Brasil. “É preciso reduzir esse desequilíbrio”, afirmou Stival.

O líder do governo reconhece o problema. “A cadeia está muito desequilibrada. Da forma em que está colocado, o benefício do PIS/Cofins prejudica quem vende no mercado interno, sobretudo os pequenos e médios produtores”, afirmou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas