quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Multa agora é para valer

- Publicidade -

Os fiscais de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vão começar a multar os carros que estiverem estacionados em cima das calçadas, impedindo a passagem dos pedestres. “Vamos começar a coibir os abusos”, garantiu o chefe de Fiscalização da Semob, Márcio Sá.

Agora quem estacionar em cima das calçadas será multadoMárcio Sá ainda explicou que haverá uma tolerância para os proprietários de veículos estacionados sobre as calçadas, mas que deixam pelo menos 1,5 metro de espaço livre para o  passeio de pedestres. “No caso não vamos rebocar o carro, mas será feita a notificação e a multa”, informou ele.

Sá ainda explicou, que a tolerância neste caso, é para que lojas comerciais ou outros tipos de estabelecimentos, que têm estacionamentos próprios, procurem a Semob para se adequar a legislação, de forma a criar vagas de estacionamento, com recuo suficiente, de modo a não prejudicar a passagem dos pedestres, que muitas vezes são obrigados “a sair para a rua” e disputar a via pública com os veículos.

Na semana de tolerância que abriu o projeto Via Livre nas Calçadas, a Semob chegou a fazer  700 advertências, colocando adesivos nos carros para os motoristas, que estavam ausentes, tomarem conhecimento da campanha de orientação e conscientização deflagrada pela Semob.

Agora, passada a etapa de advertência, a Semob passará a penalizar os motoristas e proprietários de veículos infratores. Em caso de multa, o dono de carro terá de desembolsar o valor de  R$ 127,69. No caso do veículos ser rebocado, ela ainda terá de arcar com as despesas do guincho (R$ 70) e da taxa de permanência em um estacionamento no San Vale (Zona Sul) ou na Ribeira (Zona Leste).

Marcos Sá avisa que os fiscais da Semob deverão voltar a fazer fiscalização nas avenidas Hermes da Fonseca e Prudente de Morais, duas das  principais vias de escoamento de tráfego de veículos de Natal, onde a Secretaria começou a campanha “Via Livre nas Calçadas”.

Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Kelps Lima, a intenção da medida é mudar a imagem de que a Semob funciona apenas na base de multas. “Queremos mostrar que não é uma questão apenas de multa, mas que a secretaria está fiscalizando e, quando necessário, punindo os infratores”, disse Kelps Lima.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas