Museus abrem portas para “visitas” virtuais durante período de isolamento

Publicação: 2020-04-03 00:00:00
A+ A-
Tales Lobo
Repórter

Com as medidas tomadas para evitar aglomerações em prevenção a disseminação do novo coronavírus, a maioria dos grandes museus e galerias de arte ao redor do mundo estão fechados para visitação presencial. No entanto, uma plataforma desenvolvida pela Google permite que os apreciadores da arte e da história visitem diversos locais em inúmeros países sem precisar descumprir as orientações das autoridades de saúde para não sair de casa.

Créditos: DivulgaçãoO Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro tem exposições que “retratam” o futuro da humanidadeO Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro tem exposições que “retratam” o futuro da humanidade


O ‘Google Arts & Culture’ (artsandculture.google.com) reúne visitações virtuais pelos principais museus e galerias de todo o planeta. São mais de 500 instituições na plataforma, onde o usuário pode acessar gratuitamente exposições que trazem desde obras de artistas consagrados até elementos que marcam a história da humanidade.

No Brasil são 58 instituições espalhadas pelo país com exposições dos temas mais variados. O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é um dos destaques com exposições que retratam um possível futuro para a Terra e para a humanidade. Outro museu brasileiro importante que pode ser visitado através da plataforma é o MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, com exposições cheias de obras importantes da arte moderna brasileira e um acervo com grandes nomes internacionais como Van Gogh, Monet e Picasso.

Créditos: DivulgaçãoO MASP, em São Paulo mantém exposições repletas de obras importante da arte moderna do PaísO MASP, em São Paulo mantém exposições repletas de obras importante da arte moderna do País


No Nordeste é possível visitar através da plataforma o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) e o Paço do Frevo, ambos ficam em Recife. O Mamam é conhecido por reunir exposições que passam por artes plásticas até fotografias com destaque para artistas modernos do Brasil e da região. Já o Paço do Frevo conta a história do ritmo que é símbolo do carnaval pernambucano, com direito a um passeio por vídeo em 360 graus por dentro do museu.

  Outros museus e galerias por todo o mundo estão presentes no Google Arts & Culture com experiências completas pelos seus acervos com as obras mais famosas da arte e da história humana. O Museu de Arte Moderna (MoMA), que fica em Nova Iorque, possui uma coleção com mais de 150.000 pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, modelos e desenhos arquitetônicos e objetos de design. Além disso o visitante pode ter acesso a um vasto acervo de filmes e livros. Entre as principais obras estão ‘Lírios de Água’ de Claude Monet, ‘A Noite Estrelada’ de Vincent van Gogh e ‘Les Demoiselles d'Avignon’ de Pablo Picasso.

O The British Museum, em Londres, também está disponível para visita através da plataforma da Google. O museu inglês conta com um acervo de oito milhões de obras e artefatos, incluindo objetos mundialmente famosos, como a Pedra de Roseta, as esculturas do Parthenon e múmias egípcias. Além disso é possível fazer ‘passeios virtuais’ por várias áreas do museu através de vídeos em 360 graus.

Créditos: DivulgaçãoO Louvre, de Paris, um dos mais famosos do mundo, apresenta uma coleção com 38 mil peçasO Louvre, de Paris, um dos mais famosos do mundo, apresenta uma coleção com 38 mil peças


Para quem gosta de conhecer a história do esporte, também não faltam opções na plataforma. Lá é possível encontrar o Museu Olímpico, com sede na Suíça, com exposições sobre a história, significado e importância dos jogos olímpicos. Já o Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu em São Paulo, está presente com exposições sobre a história do esporte que é sinônimo de brasilidade.

O maior museu de arte do mundo não poderia estar de fora dessa grande ‘exposição virtual’. O Museu do Louvre, em Paris, conta com uma coleção de aproximadamente 38 mil objetos, que vão desde a pré-história ao século XXI. Através do site do museu é possível fazer vários tours virtuais com os vídeos em 360º. O museu abriga obras históricas como a ‘Mona Lisa’, de Leonardo Da Vinci e ‘A Liberdade Guiando o Povo’ de Eugène Delacroix.

Créditos: DivulgaçãoOito milhões de obras e artefatos estão expostos no The British Museum, na cidade de LondresOito milhões de obras e artefatos estão expostos no The British Museum, na cidade de Londres


Dicas de museus com exposições virtuais
- Museu do Louvre – Paris, França
- Museu de Arte Moderna (MoMA) – Nova Iorque, Estados Unidos
- Galeria Uffizi – Florença, Itália
- Museo Frida Kahlo – Cidade do México, México
- Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) – São Paulo
- Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
- Paço do Frevo – Recife
- The British Museum – Londres, Inglaterra
- Museu de Belas Artes – Budapeste, Hungria