terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Museus de carros no mundo

- Publicidade -
Circulando

Têm visitas “virtuais”. Veja como acessá-los. Você pode conhecer acervos usando o Google Street View, assistindo vídeos de visitas guiadas e até navegar pelos espaços repletos de automóveis e motocicletas. (FOTO) Galeria dos carros de corrida do museu da Mercedes-Benz na Alemanha: reprodução.
Durante esses dias de coronavírus, diversos locais não essenciais estão fechados. É o caso de “museus” automotivos que, pensando em não perder público, além de entreter quem está em casa, abriram suas portas de forma virtual. Uma iniciativa muito inteligente e, por que não dizer, educativa.

A visitação virtual e gratuita a museus, galerias e bibliotecas públicas de todo o mundo são opções. Muitos ofereciam a opção antes mesmo do surto de coronavírus.

Além das páginas de cada instituição, o Google Arts & Culture reúne dezenas de museus e galerias ao redor do mundo e permite visitas virtuais em espaços de arte.

No mundo automotivo, vários importantes museus entraram no universo digital, e liberaram visitas online, permitindo que até quem vive a milhares de quilômetros possa conhecer o acervo. Outros, no entanto, já ofereciam tal comodidade.

Veja, abaixo, algumas opções disponíveis por localidade, e saiba como visitá-los.

ESTADOS UNIDOS

1 . Petersen Museum

Um dos maiores e mais importantes museus automotivos do mundo, o “Petersen”, em Los Angeles, nos USA, segue com as portas fechadas para o público, porém, diariamente, são feitas visitas guiadas e gratuitas à uma das garagens do acervo. Os tours de 1 hora acontecem ao vivo, e são conduzidos por um funcionário.

Para ter acesso à visita, basta preencher um pequeno formulário. O museu envia para o e-mail um link para acesso. Quem quiser, ainda pode passar por fotos do acervo no próprio site do Petersen.

2 . Mullin Automotive Museum

Outro museu localizado na Califórnia (USA), o “Mullin”, presta homenagem ao período conhecido como Art Deco. Seu acervo tem uma série de veículos das primeiras décadas do Século 20, e inclui uma invejável coleção com mais de 20 modelos da Bugatti.

A “visita” pode ser feita usando o “Google Maps”. Lá, é possível conhecer um dos salões do museu, e ver exatamente algumas raridades da fabricante francesa, como o Type 57.

3 . Henry Ford Museum

O museu dedicado a HENRY FORD,  inventor da linha de produção moderna, tem um variado acervo, não apenas de automóveis. Há aviões, trens, móveis e livros. É possível acessar parte do conteúdo de forma digital. E, desde 2015, alguns salões estão disponíveis pelo Google Street View.

Em um deles, o museu exibe um exemplar do revolucionário veículo criado por Preston Tucker, pequeno fabricante que desafiou as gigantes de Detroit (entre elas a FORD) e acabou se dando mal.

4 . National Corvette Museum

Os americanos são apaixonados pelo esportivo “CORVETTE”. Tanto, que até criaram um museu para o modelo. Assim como o Henry Ford Museum, o museu do “CORVETTE” também está no Google Street View.

Além disso, a administração criou séries de vídeos temáticos sobre o Corvette, com novos episódios a cada semana.

EUROPA

1 . Mercedes-Benz Museum

O museu da Mercedes, localizado em Stuttgart, mantém as visitas virtuais. O local é um dos mais visitados da Alemanha. E também um dos mais importantes do gênero no mundo. Isso porque a empresa inventou não apenas o automóvel, como também a motocicleta, ambos expostos no último dos 8 andares do museu.

Também fazem parte do acervo: o 1o- caminhão a diesel do mundo; o 300 SL, conhecido como asa de gaivota; e carros de corrida de todos os tempos. No “tour”, é possível passear por todas as salas, e ouvir o ronco de alguns motores. No fim, ainda vale a pena dar uma olhada na arquitetura do edifício, que é de uma beleza singular.

2 . Porsche Museum

O museu da Porsche, em Stuttgart (Alemanha) está aberto. Aos que ainda não podem viajar até a Alemanha, há duas alternativas: uma delas é a visita virtual disponível no site da Porsche.

A outra, é conferir um “tour” guiado, disponível na conta oficial do museu no Instagram.

Lá, um guia não só mostra, como entra nas principais atrações do museu, como o primeiro carro da Porsche como marca, o “356”, ou o “911” número 1 milhão, que foi doado à polícia de Stuttgart (Alemanha).

3 . Museus de Ferrari, Lamborghini, Pagani e Ducati

O norte da Itália é onde fica o Vale dos Motores. Ali, estão as sedes da Ferrari, Lamborghini e Ducati.

A Motor Valley, uma associação que reúne algumas dessas fabricantes, fundações ligadas às marcas e autódromos, promoveu uma série de lives, transmitidas diretamente de museus de algumas dessas empresas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas