sexta-feira, 29 de março, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Na hora certa

- Publicidade -

O ABC assumiu a liderança do grupo A na hora certa, na reta final da primeira fase da competição, o que dá uma boa margem para o time de Geninho para garantir permanência entre os quatro melhores que avançam para o primeiro mata-mata. Com dois jogos fora de casa, o primeiro contra o River, que dificilmente escapa do rebaixamento e depois contra o Cuiabá que vem em um processo de recuperação e de afastamento da zona de risco, e fechando com um confronto direto em casa contra o ASA, o alvinegro potiguar tem chances reais de avançar. O primeiro passo foi dado com a vitória convincente diante do Remo. Um tropeço naquele jogo e o projeto de voltar para a Série B poderia ter desandado. Agora são dois fora e um em casa, nove pontos para fazer 3, 4 pontos e avançar.

Jogou bem Placar de 2 a 0 não contou a real história do confronto entre ABC x Remo, onde o time de Geninho foi superior do primeiro ao último minuto e com chances de ter ampliado o placar. Jogou bem, venceu bem, é líder e com uma semana de trabalho sem pressão para jogar em Teresina.

Fizeram a diferença
As alterações feitas por Geninho no segundo tempo contra o Remo foram decisivas. Mudou as peças e mexeu na estrutura, puxando Anderson Pedra para a zaga no lugar de Tiago Sala que fez um bom jogo, Felipe Guedes veio para a função de primeiro volante, Lúcio Flávio fez o segundo e a meia foi reordenada com Echeverria e Jones Carioca, com dois atacantes de força na frente. Naquele jogo contra o remo, Geninho fugiu da mesmice ou do “seis pelo meia dúzia”, mudou de forma arrojada, consciente e eficiente.

Estreia segura
Edson é um goleiro experiente, maduro e estava apenas aguardando a chance de entrar no time do ABC. Entrou contra o Remo e nas poucas vezes que foi exigido mostrou a segurança e tranquilidade e uma característica que na minha avaliação é fundamental para um goleiro, uma rápida e eficiente reposição de bola.

Que fase
Jones Carioca, que passei a chamar de o Anjo Negro da Frasqueira, vive uma fase espetacular no ABC onde chegou debaixo de muitas críticas e desconfiança. Atacante foi adquirindo confiança, cresceu e taticamente tem um papel fundamental no time de Geninho, além de ser o artilheiro da Série C com nove gols.

Tá vivo e na briga
O futebol é mutante e com ele as avaliações. A vitória do América – e jogando bem – em cima do Botafogo em João Pessoa, e a sequencia de dois confrontos diretos dentro de casa, contra o Cuiabá e Confiança, deixaram o América vivo e no páreo para buscar uma das vagas para a segunda fase, em que pese a caminhada não ser fácil. O time de Francisco Diá tem que matar os dois jogos em casa e ganhar do Remo na última rodada em Belém do Pará. Difícil, mas não impossível, fazer 100% de aproveitamento em uma reta final.

Time mudou
Quatro peças que fizeram toda a diferença no time do América, Danilo, Magno, Leomir e Jussimar que estreou marcando dois gols. Exatamente as peças que o treinador Diá vinha pedindo e afirmando que com elas, o time ganharia uma nova disposição. Agora sem tanta pressão, o treinador vai conseguir penso que pela primeira vez repetir uma mesma formação, e mesmo com Maracás e Tiago Potiguar liberados, a tendência penso eu, é pela manutenção do time que começou jogo em João Pessoa.

Preocupa Definitivamente o América não deu sorte com os goleiros nesta temporada, e vejam só, dispensou na minha avaliação o melhor deles, Pantera e depois dele não conseguiu mais acertar com o camisa 1. Ricardo que chegou depois da dispensa de Camilo e da lesão de Daniel, não passa nenhuma segurança. Baixa estatura e dificuldade para sair do gol, já comprometeram o América em dois jogos. O gol, é o calcanhar de Aquiles do treinador Francisco Diá. Falta um grande goleiro ao América, mas é com Ricardo que vai até o final desta primeira fase. Se conseguir avançar, é outra conversa.

Adversário complicado O Cuiabá vem para Natal respirando bem na competição, vem para somar pontos e vem para complicar a vida do América. Roberto Fonseca que muitos contestam, é um treinador experiente que trabalha de acordo com o material que tem em mãos. Sabe que na Arena das Dunas, contra um América motivado, bem armado taticamente e que joga em velocidade, não pode se abrir. O Dourado vem fechado, para jogar por uma bola, sem dar espaços para os rubros. Engana-s quem pensa em jogo fácil. Vai ser complicado.

Fazer projeções Depois de encerrados os jogos da décima quinta rodada da Série C. O grupo A que tem o ABC como líder com 25 pontos seguido pelo Fortaleza com a mesma pontuação. Botafogo e Remo vem em seguida com 23 pontos cada. Com 19 pontos o América ainda tem chances. De acordo com dados do pesquisador Marcos Trindade, o ABC deu um grande passo rumo à classificação. Mais uma vitória e o ABC pode assegurar a vaga. Com cinco confrontos entre os cinco primeiros colocados, as possibilidades de classificação com 28 pontos aumentou ainda mais. E ainda, se houver uma combinação de resultados, até com 27 pontos é possível avançar, afirma Trindade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas