quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Na pegada do inverno

- Publicidade -

Meteorologistas de todo o Nordeste e técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)  encontram-se hoje em Mossoró fazendo a III Reunião de Análise Climática para o Nordeste. O encontro se estenderá até  sexta-feira, dia 17. Daí sairá o mapa com as  previsões das chuvas para os próximos meses, na quadra que pega a metade deste fevereiro até o final de maio. Até agora,  os sinais colhidos de dezembro pra cá e analisados em duas reuniões anteriores, são  de que o inverno deste ano “seria de normal a abaixo da média histórica”.  Se valer essas chuvas que estão caindo nos últimos dias no sertão do Ceará, o inverno promete ser bom.

De segunda-feira para o amanhecer de ontem deu uma chuva de  215 milímetros no município de Brejo Santo, na região do Cariri cearense. Mas também com este nome bendito, sonoro, doce – Brejo Santo – a chuva tem que ser mesmo muito generosa. Só que 215 milímetros  é um estrupício. E faz medo. O trovão no meio do mundo e o relâmpago puxando o cristão para debaixo da cama. Uma chuva de 215 milímetros representa a metade da média de um ano de  inverno regular no semi-árido. Pois foi o que choveu na localidade de São Felipe  (santo simpático). Na sede do município de Brejo Santo, a chuva foi de 195 mm. Em Porteiras, parede-meia com Brejo Santo, a chuva foi de 120 mm. Os dois municípios ficam no sul do Ceará, já chegando em Pernambuco e não muito longe da divisa com o oeste da Paraíba. Em Missão Velha, mais em cima, foram 131mm. Choveu em toda a região do Cariri, chuvas que variam entre 90 a 20 milímetros, além das que passaram dos 100, que foram quatro.

Essas chuvas do Ceará foram retomadas no finalzinho de janeiro (tinha havido uma temporada  nos meados de dezembro) pegando principalmente o Cariri e o Inhamuns. São informações da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia). São informações preciosíssimas e que animam todos nós matutos de outros sertões, das tabas potiguaras, por exemplo, que sabem que o caminho do inverno começa no Piauí, de Picos pra lá, e passa pelos sertões cearenses de Inhamuns e do Cariri. As mesmas trilhas que os tangerinos do Rio Grande do Norte percorriam nos séculos passados para comprar boi do Piauí e vir engordá-los no inverno daqui, exatamente por estes tempos.

Chovendo naqueles poentes do  Piauí e do Ceará a gente aqui se anima.

A pesquisa de Lula

No aniversário dos 26 anos de fundação do PT, Lula ganhou de presente a pesquisa da CNT-Tensus, que lhe coloca com 10 pontos de vantagem sobre José Serra, num eventual segundo turno. Num dos  cenários montados pelo instituto, com Lula, Serra, Garotinho, Heloisa Helena e Roberto Freire, Lula tem 35,8% e Serrra, 31,2%. Garotinho, ficou com 9,9% e Heloisa Helena, 5,3%. Indecisos e nulos, 15,5%. Num  cenário com  Alckmin, Lula tem 42,2%, o governador de São Paulo, 17,4%, Garotinho, 14,4% e Heloisa Helena, 5,1%. Indecisos e nulos, 21,1%. Há ainda um terceiro cenário, agora incluindo Germano Rigotto: Lula, 42,5%; Serra, 31,5%; Heloisa, 5,8% e Rigotto, 2,5%. Indecisos e Nulos, 17,9%

Voto do grotão

O diretor do Sensus, Ricardo Guedes, diante dos números de sua pesquisa, afirmou que acha “pouco provável Lula vencer a eleição ainda no primeiro turno”. E lembrou que o  presidente tem hoje uma intenção de  voto menor do que a votação efetiva que teve nas eleições de 2002.

Para Ricardo Guedes, Lula aparece numa situação muito confortável entre os eleitores nos chamados grotões.

Atenção para as catástrofes

O cientista espanhol Manuel Mandianes, doutor em antropologia, teologia e ciências políticas, faz palestra hoje à tarde (17 horas) no auditório do IDEMA, sobre o tema “Catástrofes Naturais e Movimentos Sociais”.  Mandianes é pesquisador do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha, autor de vários livros e colabora com revistas científicas  de vários países. É a primeira vez que vem ao Brasil.

Dos namorados

O Bom Dia Brasil, da Rede Globo, dedicou bom tempo do jornal de ontem  a passagem do Dia dos Namorados nos Estados Unidos. Os  olhos de Renato Machado brilhavam. Os casais de namorados deslizando na neve de Nova Iorque. Isso é muito importante para o Brasil. Melhor do que isso só Xuxa.

A fala da governadora

A governadora Wilma de Faria vai hoje à tarde à Assembléia Legislativa para ler a sua Mensagem Anual, a última do seu governo (faltam 10 meses para o término do mandato).Nos meios políticos há muita expectativa em torno da fala da governadora, até porque ela deverá responder às críticas que o senador José Agripino, seu ex-aliado, fez na entrevista à imprensa publicada domingo. Para o líder do PFL, o Rio Grande do Norte parou na administração Wilma e o seu governo não tem marca. As declarações de Agripino irritaram Wilma. Na Praça Sete corria notícia de que os escribas oficiais foram convocados na última hora para modificar o texto original do discurso da governadora.

Folia no Kazarão

Hoje tem carnaval no Bar Kazarão, da rua Mossoró. Temístocles mandou buscar orquestra de frevo e os metais começarão a tocar a partir das 21 horas. Alex Nascimento vai de Arlequim.

Mais chuva

As chuvas de segunda para terça-feira no Ceará caíram em 110 localidades pegando todas as regiões do Estado. Mais no Cariri, na Ibiapaba, Litoral Norte e no Inhamuns.

Final da tarde de ontem tinham-se notícias de relâmpagos na direção do Seridó

 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas