sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Na rota das chuvas

- Publicidade -

Sai hoje o mapa das chuvas do semi-árido com as previsões para o próximo trimestre: março, abril e maio. E no rebolo, vai este resto de fevereiro, que aliás já tem chuva testemunhada e provada por  aí afora. É o resultado da III Reunião de Análise Climática para o Nordeste que se realiza derna de quarta-feira em Mossoró, presentes todos os meteorologistas da região, mais técnicos do INPE. Pelas conversas ouvidas por lá, embaladas pelo suave calor  mossoroense, o ensaio promete alvissareiro e todos torcem que o Nordeste tenha um inverno além de regular.

No Ceará, ninguém tem mais dúvidas de que o inverno já começou e há muitos municípios com mais de 200 milímetros de chuva. Chove no centro e no sul do Piauí e o Rio Grande do Norte já registra suas primeiras chuvas de terça-feira pra cá. O boletim de ontem da Emparn dá notícia de uma chuva de 70 milímetros em Rafael Fernandes, 39 em Luís Gomes, 18 em Água Nova, 15 em Marcelino Vieira, 12 em José da Penha, tudo na “tromba do elefante”, parede-meia com o Ceará, ao oeste, e com a Paraíba, ao sul. O tempo ontem à tarde estava fechado praquelas bandas, segundo o sopro do búzio.

Alexandre Wanderley me dá conta de uma chuva de 20 milímetros em sua fazenda Barra de Santa Cruz, sertão brabo de Angicos, o Cabugi, imponente e sereno, como testemunha. Zé Paz me telefona para confirmar chuvas em todo o “Anel do Pajeú”, sertões pernambucanos onde nasceu e tem suas fazendas criadeiras de ovelhas. Em Ingazeira, por exemplo, duas chuvas somaram 40 milímetros. E nas últimas noites o relâmpago  fazendo a festa por aqueles poentes que vão bater no Ceará e no Piauí.

O boletim de ontem da Fuceme registra chuvas em 114 localidades do Ceará. No município de Umari, na região do Cariri, foram 103 milímetros. Há chuvas de 80, 70, 60, 50, 40, em toda a região: Ipaumirim, Crato, Barro, Baixio, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Aurora, Farias Brito, Missão Velha, Lavras da Mangabeira. No vizinho Inhamuns e no Sertão Central,  chuvas também de 70, 60, 50 e 40 mm: Assaré, Santa Quitéria, Araripe, Campos Sales, Aiuba, Crateús, Tamboril. Na região Jaguaribana, acompanhando o espinhaço do Apodi, tem chuvas em 18 localidades: Icapuí, 44 mm, em Limoeiro do Norte, terrra do poeta Virgílio Maia, 24, Orós 21. Chuvas no Ibiapaba, parede-meia com o Piauí.

O milagre  da pesquisa

De Jânio de Freitas,  da Folha de S. Paulo, abrindo a janela para a pesquisa da CNT-Sensus:

– Quem se espanta com a pesquisa Sensus encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes, a ponto de alguns a quererem sob investigação, não se deu conta de que a principal contribuição da pesquisa não é a disputa eleitoral, é à fé. Se você está entre os que não acreditam em milagre, pode entregar os pontos: os seus nada mais valem diante dos pontos percentuais que o Sensus apresenta”

Titulo do comentário de Janio: “O método do  milagre”. Destaca adiante:

– A coleta de opinião da Sensus se deu entre 6 e 9 de fevereiro,  mas a divulgação do resultado só veio  no dia 14. Ou, para facilitar a memorização da data, no dia dos 26 anos do PT eleitoralmente festejados por Lula junto com companheiros, delubianos ou não.

– Outra data útil: a sondagem do mais recente Datafolha deu-se nos dias 1º e 2º de fevereiro. Logo, daí a sondagem do Sensus e o intervalo foi de apenas quatro dias. O que houve de especial nesses quatro dias? Nada. Bem entendido, nada aos nossos olhos e ouvidos vulgares. Porque a pesquisa Sensus detectou uma revolução formidável, ocorrida em alguns instantes daqueles quatro dias, no sentimento da opinião política do eleitorado de 24 Estados”.

Festa em Macau

Hoje tem a posse do prefeito eleito de Macau (eleito duas vezes) Flávio Vieira Veras, do PP, responsável por umas das maiores derrotas eleitorais do sistema político da governadora Wilma de Faria. Gregos e troianos – turcos, também – vão se encontrar por lá.

A política e a chuva

Deu na coluna Repórter JC, do Jornal do Commercio de Recife, de ontem:

– Filha do ex-governador Miguel Arraes, Ana Arraes (PSB), candidata a deputada federal, mostrou que tem a sorte do pai quando se trata de visitar o Interior. Ao passar por Custódia, Betânia e Arcoverde, a população ficou espantada: por onde ela passava chovia.”

Linguagem jurídica

“A Linguagem Jurídica e o Cidadão” é o tema da aula inaugural do Curso de Direito da Farn que será  ministrada pelos desembargadores federais Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e Margarida de Oliveira Cantarelli, membros do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede no Recife.

Será às 19 horas de hoje no auditório do Praia Mar Hotel.

Jotacê

Um alô de agradecimento ao professor Jotacê, de Riacho de Santana. Me mande mais notícias de chuvas e continui poetando.

Estrada, haja

Na fabulosa publicidade do Governo do Estado (quase um mês emendado na televisão, noite, dia e madrugada), animada por um clone daquele chato das Casas Bahia, tem uma fala que diz que  foram construídos 1 mil e 200 quilômetros de estradas no Rio Grande do Norte. É um número fantástico. De Natal para  a cidade de Luís Gomes, que é a cidade mais distante da capital,  é coisa de 400 quilômetros. Pelos números de Wilma, as estradas que ela diz que construiu davam para percorrer três vezes a distância Natal-Luís Gomes. Ou, se quiserem, de Natal a Ilhéus, na Bahia. Dali para as praias de Trancoso é um pulo. Virtualmente fantástico.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas