sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Nacionais devem suprir estrangeiros

- Publicidade -

Sílvia Ribeiro Dantas – Repórter de Economia

Com um incremento de 50% nos voos fretados que chegam a Natal, os órgãos ligados ao turismo no Rio Grande do Norte acreditam nesta alta estação, período no qual o fluxo de turistas é mais intenso durante o ano, o grande número de brasileiros que têm procurado Natal como destino deve preencher a lacuna deixada pela ausência dos estrangeiros nas praias potiguares, ainda reflexo da crise financeira mundial. Acreditando que o número reduzido de visitantes que vêm de outros países é uma situação passageira, órgãos como Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) vêm desenvolvendo ações voltadas principalmente aos mercados escandinavo e espanhol. Entretanto, a falência da companhia aérea espanhola Air Comet ocorrida esta semana  pode vir a se configurar em um balde de água fria nas expectativas de alguns empresários e do poder público potiguar.

Segundo a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), todos os voos que saem dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo com destino à Natal já estão lotados até o reveillon. O presidente da entidade, Cláudio Porpino, demonstra otimismo ao revelar que para a alta estação,  estão previstos cerca de 1400 voos, sendo esperada a chegada de 250 mil visitantes em Natal. De acordo com ele, a intensa procura junto às companhias aéreas tem feito com que seja considerada a possibilidade de dobrar o número de voos para a capital potiguar. “Há um incremento de 50% nos voos fretados e o público que vem para cá é de 80% a 85% nacional. Esperamos que esta seja melhor alta estação de todos os tempos, aqui no estado”, comemora.

Natal terá mais de 20 voos extras durante a alta estaçãoMas apesar de toda a euforia, Porpino faz uma ressalva. Para ele, o aumento na quantidade de voos que chegam ao estado precisa ser visto com muito cuidado, uma vez que grande parte dos hotéis não tem mais leitos disponíveis. “E não adianta as pessoas virem para Natal, se não terão onde ficar instaladas”, completa o presidente da Emprotur.

As boas expectativas são confirmadas pela presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Ana Carolina Costa. “Vamos ter mais de 20 voos extra para Natal e sabemos que cada turista gasta, em média, R$ 100 por dia aqui na capital”, contabiliza.

Além disso, a presidente da Abav ressalta que o movimento inverso também tem sido intenso em todo o mês de dezembro, devendo continuar até fevereiro próximo. “Os natalenses também estão viajando muito. Boa parte daquelas pessoas que cancelaram viagens por causa da gripe suína, da crise financeira ou da alta do dólar deverão viajar até o carnaval”, afirma Ana Carolina.

Frequência de voos

O aumento da demanda fez com que companhias aéreas que operam há pouco tempo em Natal ampliassem a quantidade de voos para a capital, além da cidade passar a interessar a novas empresas do setor. Um exemplo de que o mercado potiguar ainda está em expansão é que a Webjet, com voos diários para Natal desde junho de 2008, incluiu mais um no dia 15 de dezembro. Além disso, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras deu início às operações no estado no início de dezembro e já se fala na ampliação da malha, que hoje consiste em um vôo diário. As duas empresas ligam Natal às cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte e Campinas.

Para o o diretor executivo da ABIH, Murilo Felinto, o incremento no número de voos nacionais compensou as consideráveis perdas na quantidade de voos originários do exterior.

Companhia espanhola declara falência

A falência da companhia aérea espanhola Air Comet, declarada na  quarta-feira passada, e os transtornos causados aos seus 7 mil clientes, dos quais 1,5 mil seriam brasileiros, foram destaque na imprensa durante esta semana. Uma das informações divulgadas pelo site Terra era de que Natal e Fortaleza faziam parte da rota dos voos cancelados.

Mas apesar de Natal ter sido citada na notícia do Terra, tanto o secretário estadual de turismo, Fernando Fernandes, quanto o o presidente da Emprotur, Cláudio Porpino, afirmam que a Air Comet não opera mais voos diretos para o Rio Grande do Norte há cerca de dois anos. “Acredito que a falência não tenha afetado em nada no que diz respeito à capital potiguar”, enfatiza Fernandes.

Mesmo não provocando consequências imediatas para a capital potiguar, a nova realidade da empresa espanhola pode vir a ser um balde de água fria nas expectativas de empresários e do poder público, uma vez que estão em andamento negociações para voos charteres de países europeus, incluindo a Espanha. “Estamos sim, em negociação para garantir voos da Espanha para Natal”, revela Cláudio Porpino.

Ainda de acordo com o Terra, a empresa foi declarada em falência pelo governo espanhol, que retirou a licença de operações. Além disso, o Ministério do Fomento da Espanha teria informado que a empresa tem uma dívida superior a R$ 100 milhões, incluindo os salários atrasados de 640 funcionários, e não teria viabilidade nem para garantir o combustível dos aviões.

Outro site que destacou a situação da companhia aérea foi o do jornal O Globo, informando que milhares de pessoas estavam há dois dias no aeroporto de Barajas, em Madri, aguardando para embarcar para a América Latina.

Aposta é no fortalecimento do turismo regional  para 2010

Mesmo comemorando a boa quantidade de visitantes no estado, ações de captação de turistas estrangeiros continuam a ser desenvolvidas. Também são previstos o fortalecimento do turismo interno e do regional, que deverá ter um forte incremento após a finalização das obras de duplicação da BR 101.

De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Murilo Felinto, a intenção é atingir cada vez mais o mercado internacional e atualmente estão sendo mais fortemente o espanhol e escandinavo. “Mas sabemos que com relação ao turismo internacional não há uma previsão de melhora, porque depende muito do cenário econômico mundial e, por hora, o europeu  parou de fazer viagens de longas rotas”, pondera.

Felinto lembra que Natal chegou a receber 21 voos charteres semanais vindos da Europa, mas nos dois últimos anos houve a quantidade de turistas do continente que vem para Natal sofreu uma redução drástica. Atualmente, apenas dois charteres fazem uma rota regular ente o antigo continente e a capital potiguar, sendo um da Holanda e outro da Itália.

Destino

Em compensação, a quantidade de voos nacionais que tem Natal como destino aumentou consideravelmente no mesmo período, garante Felinto. “O que compensou as perdas e equilibrou a quantidade de visitantes que chega na capital. Hoje, os nossos visitantes são provenientes principalmente de São Paulo e Pernambuco.”, completa.

Durante o próximo ano, o diretor executivo da ABIH acredita que a aposta deverá continuar a ser no mercado nacional e para 2011 a previsão da entidade é o fortalecimento do turismo regional. “Com a duplicação da BR 101, o turismo rodoviário deverá crescer muito e as pessoas tanto de Pernambuco quanto da Paraíba costumam priorizar Natal e praias do Rio Grande do Norte na hora de passear. Queremos desenvolver ainda mais esse potencial”, conclui Murilo Felinto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas