quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Nações Unidas pedem à comunidade internacional para apoiar os refugiados líbios

- Publicidade -

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Anoónio Guterres, alertou hoje (28) que há milhares de refugiados e estrangeiros presos na Líbia com dificuldades de deixar o país. Guterres apelou aos países vizinhos e à comunidade internacional para que ajudem as pessoas vulneráveis a deixar a Líbia. Segundo ele, os líderes políticos devem manter as fronteiras abertas para os refugiados.

“Não há avião ou barco para evacuar as pessoas de países muito pobres e que estão em meio ao conflito. Muitas pessoas sentem como alvos. Todos estão assustados e indefesos”, disse Guterres, segundo a agência de notícias das Nações Unidas.

“O Acnur apela a todos os governos dos países vizinhos no Norte da África e da Europa para manter as fronteiras terrestres abertas, aéreas e marítimas para todos aqueles que são forçados a fugir da Líbia”.

Segundo Guterres, a Líbia é tradicionalmente um país de trânsito e de destino para os refugiados. O Acnur reuniu dados de cerca de 8 mil pessoas – palestinos, iraquianos, etíopes, somalis e eritreus -, dos quais mais de 3 mil são líbios. “Estamos muito preocupados, porque eles são incapazes de se mover ou de segurança de acesso “, afirmou.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que cerca de 1,5 milhão de trabalhadores e imigrantes ilegais, africanos ou asiáticos, esteja na Líbia. O alto comissário para os refugiados agradeceu aos governos da Tunísia e do Egito por manterem as fronteiras abertas.

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas