Número de casos suspeitos de sarampo sobe para 33 no Rio Grande do Norte

Publicação: 2019-09-20 17:07:00 | Comentários: 0
A+ A-
O número de casos suspeitos de sarampo subiu para 33, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Na semana passada eram 29 casos de investigação. Já o número de casos confirmados se manteve em quatro. Segundo o boletim, a maior concentração de casos está na Região Metropolitana de Natal, em Natal e no Seridó, com destaque para Currais Novos.

Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, explica que para confirmar um caso de sarampo a secretaria leva em consideração os aspectos clínicos, epidemiológicos e os exames laboratoriais. “Nós testamos os exames tanto para sarampo quanto para outros vírus, o que nós chamamos de exames diferenciais. E os exames que, no primeiro momento, dão como reagentes para sarampo, a amostra é enviada para o laboratório de referência para ser feito o isolamento viral. Os três casos confirmados tiveram o isolamento viral detectado para sarampo”, esclarece.
Normalmente, Sesap pede ao Ministério da Saúde cerca de 16 mil doses da tríplice viral, que combate sarampo, rubéola e caxumba
Ministério da Saúde recomendou reformar a vacinação em crianças de seis meses a menos de um ano

O primeiro caso foi de sarampo no Rio Grande do Norte foi de um paciente do sexo masculino de 54 anos que teve um histórico de viagem a São Paulo; os outros confirmados foram de uma criança de seis anos, do sexo masculino, do município de Macaíba, uma criança de um ano e seis meses, residente no município de Tibau do Sul, e o quarto caso foi de uma paciente de 19 anos, do município de Extremoz.

No fim do mês de agosto, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da chamada dose zero e tríplice viral para todas as crianças de seis meses a menores de um ano. A medida foi adotada com o intuito de intensificar a vacinação nesse público-alvo da doença, que é mais suscetível a casos graves. 

Brasil


De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (19), em todo país já foram confirmados 3.909 casos de sarampo. Em relação ao boletim do dia 12 de setembro, foram 570 casos a maior.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários