Brasil
Número de teleconsultas dispara durante pandemia
Publicado: 00:00:00 - 23/01/2022
Atualizado: 15:30:03 - 22/01/2022
Apesar de a pandemia ainda estar longe de ter um fim, com o avanço da variante Ômicron, já correm no Congresso Nacional, por meio da Frente Parlamentar Digital, discussões para que a regulamentação definitiva seja aprovada. Porém, enquanto seguradoras e empresas do ramo de saúde defendem que a liberação ocorra o mais rápido possível, a comunidade médica e até hospitais solicitam uma regulação mais firme a fim de evitar abusos.
A Unimed Seguros, por exemplo, viu na telemedicina uma ferramenta para auxiliar os clientes, mas também para diminuir o rombo financeiro causado pela pandemia. A economia trazida pelas teleconsultas chegou a R$ 15 milhões. Para o presidente da seguradora, Helton Freitas, não é concebível que se volte atrás de uma ferramenta que, segundo ele, auxiliou tanto em um período complicado para o País. "Seria como tentar revogar a lei da gravidade e, se começarmos uma microrregulação, nos mínimos detalhes, pode se tornar um problema nacional", diz Freitas.
Um dos pontos hoje em discussão é que a teleconsulta seja usada para os chamados "retornos". Ou seja: a primeira consulta do paciente precisaria ser presencial. Além disso, os médicos precisariam ter registro em cada Conselho Regional de Medicina para poder atuar com pacientes que moram em outros Estados. O Conselho Federal de Medicina (CFM) afirma que tudo está sendo avaliado com critério.
Os hospitais também estão de olho. Segundo Leandro Reis, vice-presidente médico e de serviços da Rede D'Or, é necessário que haja uma regulação que não prejudique o paciente. Para ele, a teleconsulta é um avanço, mas não pode ser a única forma de a pessoa ter acesso aos médicos.Para parte do setor, é preciso uma especialização para o atendimento.
Leia também
Plantão de Notícias
- 15:28 ONU negocia reabertura de portos ucranianos no Mar Negro para evitar escassez de alimentos
- 15:15 Semana no RN terá mais chuvas; confira previsão do tempo
- 15:01 Caern começa a receber pagamentos via Pix e por totens de autoatendimento
- 14:41 Indústria deve qualificar 9,6 milhões de brasileiros até 2025
- 14:23 Simone Tebet diz que será candidata se vencer pesquisa, mesmo com ameaça de Doria
- 14:20 Programa distribui mais de uma tonelada de alimentos em Natal no 1° mês de operação
- 14:07 Pré-candidatos começam arrecadação para campanhas; saiba como evitar fraudes
- 14:05 Natal aprova regulamentação de ZPAs e LDO
Jornal Impresso
Edição do dia:
