sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Naquele tempo…

- Publicidade -

Valério Mesquita
Escritor

01) Na euforia da copa de 70, o futebol criou alma nova, invadindo, inclusive, povoados e sítios. Em todo lugar havia um campo de futebol. Em Mossoró, o presidente da câmara municipal, vereador Evaristo Nogueira, muito identificado com o esporte via rádio, criou o campeonato inter-bairros. O vereador A.A. (Antônio de Abílio), líder da comunidade de Alagoinha, logo registrou seu escrete de ouro. Vamos à escalação: “Mão de Onça, Dentuço e Zé da Vaca. Pé de Bicho, Kudecana e Cipoada. Fedorento, Lacraia, Beiço de Burro, Cavalo Doido e Leprento”. Se hoje não soasse bem com Galvão Bueno, naquele tempo, “sem soar bem”, mas suando muito, esse escrete foi campeão. E viva o esporte bretão!

02) Final dos anos oitenta a política esquentava e o município de Lagoa Salgada fervia, literalmente. As famílias Justino e Queiroz se digladiavam pelo poder. O “Tamborete” – Geraldo Melo – querido por uns, criticado por outros, chegava à cidade para um grande comício. Coincidência ou não, a energia faltou em todo quarteirão na hora em que anunciaram o discurso de Geraldo. Foi grande o vexame e logo alguém lembrou: “Vá buscar Zequinha eletricista para ligar o gerador! Depressa gente!”. Geraldo temperou a garganta e falou para a multidão: “Não precisa ir buscar ninguém! Eu vou falar sem microfone. Sem porra nenhuma!! Agora, que venha aquele que tem um @#$%& mais do que eu e corte as energias das minhas cordas vocais!”. Falou e foi ouvido.

03) Na campanha de sessenta, nasceu a idéia da bandeira gigante no pico da serra do Cabugi. Numa manhã de domingo, um grande número de eleitores da Cruzada da Esperança se fez presente no pé da serra. Mas, apenas quinze pessoas subiram levando a bandeira e um enorme mastro. O então deputado estadual Garibaldi Alves (pai), comandava a caravana, porém sequer desceu do carro, vez que estava com a perna direita engessada. Um vereador bacurau teve uma idéia de puxa-saco. “Deputado, seu suplente está ali. Ele se prontificou em levar o senhor nas costas, serra acima. O senhor topa?”. Garibaldi riu, e atenuou: “Meu filho, o Cabugi, mede setecentos e dez metros acima do nível do mar! Esse rapaz ta querendo é minha cadeira. É só ‘escorregar’ e me jogar de penhasco abaixo. Diga a ele, que eu trouxe um binóculo, e vou acompanhar a operação daqui. Aluízio vai entender. Ficar aqui já é um sacrifício. Além do mais, seguro morreu de velho”.

04) A campanha parecia fácil em Mossoró, mas quase se complicava. O professor Vingt-Un, que fazia questão de dizer que não era médico, garimpava votos na zona rural, com o vereador Expedito Bolão. Estavam na comunidade Riacho Grande, ouvindo as reivindicações populares. Na área rural, ainda hoje, muita gente chama bronquite asmática de “puxado” (dificuldade de respirar). Uma idosa que sofria desse problema parou Expedito e suplicou: “Homem de Deus! Me dê um remédio… O que eu faço pra deixar de “puxar”?”. Expedito com ar professoral, respondeu: “Bote na frente e tanja”. “Ô cabra felá da…”, explodiu a velha pedindo desculpas a Vingt-Un.

05) Sílvio Pedrosa, ex-governador do Rio Grande do Norte, através do seu irmão Fernando Gomes Pedrosa, fundador do Iate Clube, foi conduzido ao quadro de sócios dessa agremiação náutica. Sílvio apaixonou-se pelo novo esporte de tal forma, que ao deixar o governo, foi ser presidente do Banco do Nordeste em Fortaleza viajando em seu próprio veleiro. Ao chegar na terra de José Alencar e ser recebido com pompa e circunstância, as primeiras palavras do ex-governador foram as seguintes, fugindo de sua flegma diplomática: “Levem-me a um mictório aparelhado onde eu possa ficar à vontade, sem balanço nem marola para eu defecar e vomitar sossegado. Ok?”. Quem é do mar e da terra enjoa por igual.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas