quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Narrativas da magia feminina

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Psicóloga de formação, Carol se divide entre dois mundos: o trabalho na Secretaria de Assistência Social de Parnamirim  e o de escritora de literatura fantástica. A jovem potiguar mantém um produção regular desde o primeiro livro, “Contos do Mundo Mágico”, publicado em 2010, aos 21 anos. Desde então foram mais três na mesma temática, e na próxima segunda-feira (31), ela lança seu quarto livro, “A História de Lilith”, a partir das 18h, na Livraria Nobel (Salgado Filho, Tirol). A sessão de autógrafos será antecedida por um bate papo com o escritor Lucas Dias, autor de “Caçador de Palavras”.
Carol Vasconcelos, Escritora
#SAIBAMAIS#“A História de Lilith” é um desdobramento do livro anterior da autora, “A Filha de Gaia”. Está lá o mesmo universo mágico, alguns personagens, mas a história parte para outra direção. “No livro anterior a história estava mais para um descobrimento externo, daquele mundo fantástico que a personagem encontra. No novo livro, apesar de continuar importante, o mundo mágico está mais como pano de fundo descobertas internas da personagem”, comenta Carol.

“Lilith é uma garota extremamente livre. Vive num reino onde quebra regras, não respeita normas de etiqueta, não gosta de coisas pomposas, e acaba entrando em conflitos por causa desse comportamento”, detalha. Para autora, a personagem sente que precisa descobrir algo. Então inicia uma busca em seu passado. E nessa sua ligação com o passado, vai descobrindo aos poucos seu propósito no mundo.

O livro está escrito em linguagem acessível e é indicado para qualquer público, principalmente o infanto juvenil. A autora só faz um adendo: “Tenho leitores de todas as idades, mas com esse livro tomei o cuidado de avisar que algumas sequências podem não ser indicadas para menores de 12 anos. Então fica o aviso para os pais”.

Filha da poeta Carmen Vasconcelos, Carol herdou da mãe o gosto pela leitura e escrita. Mas tomou o caminho da prosa. Aos 12 anos começou a ler como mais frequência e descobriu a literatura fantástica. Na mesma época iniciou seus primeiros escritos. Como boa fã do universo mágico, seus autores favoritos são J.R.R. Tolkien, de Senhor dos Anéis, George R. R. Martin, de As Crônicas de Gelo e Fogo, C. S. Lewis, de Crônicas de Nárnia, e a predileta: J. K. Rowling, de Harry Potter. Para ela, o fato de cada vez mais jovens se lançarem na literatura fantástica tem a ver com a leitura desses livros, bem como a experiência com games, séries e filmes.

Contato com os leitores
O universo da fantasia é um nicho de muita interatividade entre os fãs. Com Carol não é diferente. Ela mantém contato direto com seus leitores nas redes sociais. “É incrível como as pessoas te descobrem na internet né? Gente de uma cidade bem distante que entra em contato atrás do livro”, diz. “Os leitores acabam virando meus amigos. A gente conversa, eles pedem mais histórias. Esse contato é importante para saber o que os leitores estão pensando”. Além das redes sociais, Carol mantém um canal no Youtube onde compartilha coisas sobre relacionadas à literatura, filmes, séries, cultura pop em geral. (youtube.com/caarolfairy)

No momento, Carol está dedicada a duas trilogias. “Está sendo um desafio grande, porque dessa vez vou criar um mundo novo, o que é sempre trabalhoso”. Em sua pesquisa para conceber mundos e personagens, a autora cai de cabeça em livros de geografia e história. A primeira vai seguir uma linha mágica, a outra Carol adianta que será uma distopia, sua primeira experiência na Ficção Científica. “Chega uma hora que dá vontade de sair do lugar comum”.

Mais lançamentos
O livro de Kinha Costa faz parte parte de um lançamento coletivo da editora CJA Edições. No domingo, a partir das 15h, outras duas autoras também lançam livros na Cidade da Criança: Drika Duarte, com  “Guerreiros do Planeta – Os elementos”, e Simone Rocha, com “Ai, que medo de Hospital”.

Quinta livro da carreira de Drika Duarte, “Guerreiros do Planeta – Os elementos” é sua primeira obra infantil e traz poemas que abordam a educação ambiental e os valores humanos. As ilustrações são da artista Flávia Duarte Drika faz parte da Caravana dos Escritores Potiguares, e tem levado sua poesia a vários locais, inclusive em outros Estados.
Em “Ai, que medo de Hospital”,  Simona Rocha, narra a história de João, uma criança com que teme adoecer e passar por tratamentos de saúde. O livro é dedicado às crianças em tratamento e que precisam passar sempre por hospital.

Serviço
Lançamento do livro “A História de Lilith”, de
Carol Vasconcelos. Dia 31 de outubro, às 18h. Livraria Nobel (Av.
Salgado Filho, Tirol)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas