quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Nasce uma estrela

- Publicidade -

Em toda história do futebol brasileiro, apenas 22 clubes conquistaram o título nacional na Terceira Divisão. Na região Nordeste, apenas o Sampaio Correia, em 1997 e o ABC este ano tiveram o privilégio de erguer uma taça que representa uma competição em nível de Brasil. Assim como na natureza observar o fenômeno do nascimento de uma estrela, no futebol, bordar uma estrela nacional no uniforme de um clube é um fato raro.

ABC - Campeão brasileiro da série C 2010Para se ter uma ideia, segundo a Confederação Brasileira de Futebol, até 2009 existiam 783 clubes profissionais registrados na entidade. Ou seja, 0,4% dos clubes nacionais chegaram ao fim da temporada e levantaram a taça nacional alguma vez na história da Terceira Divisão, cuja disputa teve início em 1981.

Ainda segundo os números da CBF, o Nordeste é a segunda região do País em números de clubes registrados na entidade. Até 2009, seriam 227 agremiações (29% do total nacional).

Apesar de ser a segunda região com mais clubes, apenas ABC e Sampaio Correia foram campeões. A maior explicação para o ocorrido se dá quando observa-se a situação financeira dos clubes. Em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol cobra R$ 500 mil apenas pela inscrição do clube na entidade.

O Nordeste, que teve o apogeu quando das realizações dos antigos Campeonatos Regionais, hoje sofre com a falta de recursos e patrocinadores. O regional deste ano patinou para sair do papel e o de 2011 é um incógnita, boicotado por influência política da CBF.

Mesmo contra todas essa dificuldades, o ABC organizou-se, mostrou força e venceu uma barreira até então intransponível para um clube potiguar: um título brasileiro.

Agora, depois do Estadual e do Brasileiro da Série C, o Alvinegro tem outro desafio. Amanhã entra em campo contra o Treze/PB brigando por uma vaga na final do Campeonato do Nordeste. Cinco jogadores não podem atuar no Campeonato do Nordeste por terem defendido outras equipes ou terem chegado ao clube após o término das inscrições. Com isso, os titulares Jackson, Leandrão, Suélinton, Renatinho Potiguar e Pio estão fora, além do reserva Jorge Preá.

Baseado nas últimas escalações da equipe, o ABC deve ir a campo com Wellington no gol; Edson (Lisa), Leonardo, Tiago Garça e Renatinho Carioca na linha de defensores; Basílio, Ricardo Oliveira, Claudemir e Cascata no meio-campo; João Paulo e Éderson no ataque.

Apesar de ter a melhor campanha da competição, o ABC não terá a vantagem do empate contra o Treze. Caso a partida termine com o placar em igualdade, a decisão da vaga à final (contra CSA ou Vitória) será nos pênaltis.

Mesmo assim, com um time de vencedores, é difícil não acreditar que seja possível que o ABC esteja em mais uma final de competição este ano. Seria a “Tríplice Coroa”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas