quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

“Nata” do atletismo e da Natação no Circuito Caixa

- Publicidade -

PARAOLÍMPICO - Atletas e comitiva do CPB foram recebidos ontem pela governadora Wilma de Faria na governadoria

A ‘nata’ do atletismo e natação paraolímpica já está em Natal para a abertura do Circuito Loterias Caixa, que terá pela primeira vez uma etapa sendo disputada na capital potiguar. É o maior evento esportivo nacional para pessoas com deficiência. As provas serão realizadas na pista do Caic Esportivo de Lagoa Nova e na piscina do Sesi Clube, com a participação dos 300 melhores atletas paradesportivos da região Nordeste.

A etapa de Natal é seletiva para as etapas nacionais, que acontecem em São Paulo e Porto Alegre. Os convidados para estas duas etapas serão conhecidos após ser estabelecido um ranking baseado nos resultados de todas as etapas regionais (ainda acontecerá mais uma, na região Norte, em Belém). Este ano será realizado ainda um Meeting Internacional, de 06 a 09 de dezembro, no Rio de Janeiro. Além de toda a diretoria do Comitê Paraolímpico Brasileiro, atletas do nível do potiguar Clodoaldo Silva vão marcar presença.

Parceria

O evento conta com a parceria do governo do Estado, que vai investir R$ 50 mil em toda a infra-estrutura da competição, disponibilizando espaços físicos para o treinamento e competições, adequando as pistas de atletismo, fornecendo alimentação, arbitragem e transportes. A governadora Wilma de Faria assegurou apoio à realização da etapa Nordeste do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, assinando ontem pela manhã, no auditório da governadoria, o termo de parceria com o CPB.

Na mesma solenidade, o Governo também firmou convênio com o CPB para implantação do projeto “Paraolímpico do Futuro”, que tem o objetivo de capacitar professores da rede estadual para a inclusão social através do esporte paraolímpico. O Comitê será responsável pelos cursos, enquanto o Estado indicará professores de Educação Física dos municípios.

Wilma de Faria esclareceu que estas ações fazem parte da política do desenvolvimento do esporte do Governo do Estado, que também preza pela inclusão social, um dos principais motivos para a criação da Secretaria Estadual de Esporte neste ano. “Além de integrar, o esporte é um poderoso instrumento de inclusão social”, afirmou a governadora. Ela disse que a secretaria recém-criada para esta área conta com seu apoio para cumprir e ampliar as metas almejadas.

O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto, agradeceu o respaldo que o Governo do Estado está oferecendo para a realização da competição, ressaltando a importância do esporte para a inclusão social dos deficientes físicos. Segundo ele, o esporte paraolímpico nacional está alcançando uma nova dimensão, revelando grandes atletas para o Brasil e para o mundo.

Também participaram do evento atletas paraolímpicos consagrados como os nadadores Ivanildo Vasconcelos, Suely Rodrigues Guimarães, Luís Silva, Edênia Garcia e Adriano Gomes de Lima – estes dois últimos destaques do RN -, além do gerente regional da CEF, Alan Ferreira, e os secretários de Esportes, Miguel Weber, e da Educação, Ana Cristina.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas