Cookie Consent
Natal
Natal amplia vacinação para público a partir de 31 anos sem comorbidades
Publicado: 00:00:00 - 29/07/2021 Atualizado: 23:13:39 - 28/07/2021
Após a chegada de um novo lote de imunizantes contra covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, no fim da tarde desta quarta-feira, 28, a retomada da aplicação da primeira dose das vacinas em Natal. Além disso, nesta quinta-feira (29), o público contemplado pela campanha de imunização foi ampliado, abrangendo, agora, pessoas a partir de 31 anos sem comorbidade. A capital também retomou a aplicação da segunda dose da Pfizer.

Alex Régis


A vacinação da D1 acontece nos quatro pontos de drive-thru (shopping Via Direta, Palácio dos Esportes, Sesi e Ginásio Nélio Dias), além das 35 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para receber o imunizante, é necessária a apresentação de um documento com foto, comprovante de residência, cartão de vacina e cadastro prévio no RN Mais Vacina.

No site Natal Vacina, constam todas as informações oficiais sobre os grupos em vacinação, locais de aplicação, filas nos drive-thrus, documentação, além de dúvidas frequentes.

Distribuição
Durante a terça-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu remessas de imunizantes contra a Covid-19 e, na manhã desta quarta-feira (28), em menos de 24 horas, iniciou a distribuição das doses, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

As equipes saíram da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) conduzindo 184.656 doses de Coronavac/Butantan, Pfizer e Astrazeneca para os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Os lotes incluem tanto a primeira dose para quem ainda não iniciou o processo de imunização, como a segunda dose que completará o esquema vacinal de milhares de potiguares.

Mesmo no caso dos imunizante da Pfizer, que chegaram ao estado somente nesta quarta, a Sesap organizou um esquema de antecipação, utilizando as doses de reserva, para que os municípios prontamente pudessem receber as vacinas e agilizar a aplicação. As 35.100 vacinas, divididas entre primeira e segunda doses, desembarcaram no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta das 10h.

Esta semana a Sesap recebeu, entre terça e quarta, três voos com vacinas contra a Covid-19, somando mais de 173 mil doses. O primeiro lote contava com Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Covax Facility, somando 75.500 vacinas. Dessas, 58.700 doses são da Coronavac/Butantan, divididas igualmente entre primeira e segunda doses. As 16.800 vacinas da Astrazeneca são para completar a imunização de pessoas dos grupos prioritários.

No final da tarde da terça chegaram mais 69 mil doses de Astrazeneca/Fiocruz, direcionadas como 2ª dose de trabalhadores portuários, aeroportuários, pessoas com comorbidades e forças de segurança.








Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte